Revista ESPM - jan-fev - Santa Internet - page 3

Devoltaaomundodigital
E
m setembrode 2009, a
Revista da ESPM
publicoupela primeira vez umestu-
do amplo sobre o novomundo digital. Fizemos umflagrante das iniciativas
que estavamsurgindoedas opiniões eprevisõesdos especialistasdonosso
incipientemercado digital àquela época. Esta segunda edição dedicada ao assunto é
tambémumarevisitaaomundodigitalqueconhecemosnaquelaocasião,comparando
a sua importância comercial e o seu significado como instrumento de informação,
aproximaçãohumana, comunicaçãoevendas. Destavez, encontramosumuniverso
emrápidamutação, mas comcontornos impressionantes. Se não, vejamos: em2009
havia 27milhões de internautas noBrasil, ante cerca de 70milhões nos dias de hoje.
Hátrêsanos,osclubessociaisestavamdandoosseusprimeirospassosemnossopaís,
eosaudosoOrkut concentravaamaiorpartedasatenções.Hoje, osclubessociaissão
uminstrumento de relevâncias trocadas todos os dias no Twitter, no Facebook e nos
outros clubes, cada vezmais voltados para segmentos e necessidades específicas. A
palavrafinal foi dadapelopapaBentoXVI, queacabadeabrir asuapáginanoTwitter.
No
e-commerce
a revolução também foi assombrosa. Em 2009, as lojas virtuais
faturaram pouco menos de R$ 8 bilhões, ante uma previsão de mais de R$ 30 bi-
lhões neste ano. Ovarejo pela internet cresce quatro vezesmais depressa do que o
varejo tradicional e já se vislumbra o dia emque as lojas virtuais concorrerão com
os shopping centers em volume de negócios.
Mas asnovidadesnãoparampor aí. Enquantoem2009os
smartphones
ainda eram
sonhos longínquos, hoje rivalizam com os computadores, como instrumento de
acesso ao mundo digital, dando aos usuários uma liberdade de ação jamais ima-
ginada. Não está longe o dia em que os
smartphones
criarão o seu próprio mundo
digital, paralelo à internet clássica.
Finalmente, omarketing digital tambémcresceu espantosamente. A internet trans-
formou-senaterceiramídianacionaldepoisdatelevisãoedosjornais,deixandopara
tráso rádioeas revistas. Surgemtodososdiasnovas formasdeutilizaçãoda internet
pelosanunciantes,eoutrascertamentevirão,poisnomundodigitalocéuparecesero
limite.Sobretodasessasmaravilhasoleitorencontraráentrevistas,relatos,estudose
previsõesfeitaspelosmelhoresprofissionaisbrasileiros,alémdealgunsestrangeiros.
Comestaedição,a
RevistadaESPM
prestaasuahomenagemaesseshomensemulhe-
res que estão ajudando a criar o novo e admirável mundo digital, ummundo que, às
vezes,nosédifícildecompreenderporquesuperaemmuitoameradimensãohumana.
Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial
PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -
EXPEDIENTE
Conselho Editorial
Francisco Gracioso –
Presidente
Alexandre Gracioso
Hiran Castello Branco
Thomaz Souto Corrêa
J. RobertoWhitaker Penteado
(MTB n
o
178/01/93)
Coordenação Editorial
Lúcia Maria de Souza
Editora Assistente
Anna Gabriela Araujo
Edição de Arte
Mentes Design
Revisão
Anselmo Teixeira de Vasconcelos
Antonio CarlosMoreira
Mauro de Barros
Redação
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
São Paulo – SP – CEP 04018-010
Tel.: (11) 5085-4508
Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
Comercial
MidiaOffice
Julio Cesar Ferreira
(11) 9 92224497 / (11) 32974079
Impressão
Editora Referência Gráfica
Distribuidor Exclusivo
Fernando Chinaglia
Distribuidora S/A
Revista da ESPM
PublicaçãobimestraldaEscolaSu-
perior de Propaganda eMarketing.
Os conceitos emitidos em artigos
assinadossãodeexclusivarespon-
sabilidadedosrespectivosautores.
Professores, pesquisadores, consul­
tores e executivos são convidados a
apresentar matérias sobre suas es-
pecialidades,quevenhamacontribuir
paraoaperfeiçoamentodateoriaeda
práticanoscamposdaadministração
emgeral,domarketingedascomuni-
cações.Informaçõessobreasformas
e condições, favor entrar em contato
com a coordenadora editorial.
editorial
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...148
Powered by FlippingBook