Ograndesonhobrasileiro
Q
uando nossa Revista tratou pela primeira vez de empreendedorismo, em
2004, o tema começava a ganhar repercussão noBrasil. Muitos jovens em-
preendedoresseaventuravam,masaporcentagemdefracassoseraelevada,
e amaioria das novas empresas não conseguia sobreviver. Hoje, menos de dez anos
depois, opaísamadureceu, eosnovosempreendedoresestãomaisbempreparados.
A ideia de ter um negócio próprio continua a excitar a imaginação de milhões de
pessoas e há pesquisas sérias quemostramquemais dametade dos brasileiros gos-
taria de ser o seu próprio patrão. Pesquisas feitas pelo Sebrae, relatadas emuma das
entrevistas desta edição, revelam que existem, hoje, cerca de 27 milhões de micro
e pequenas empresas no Brasil, com predomínio do varejo, lanchonetes e serviços
pessoais. Mas, a rigor, não se pode dizer que há tantos empreendedores no Brasil,
pois o verdadeiro empreendedor é aquele que busca realizar um sonho, inovando,
gerando riquezas e contribuindo para o bem-estar da sociedade.
Nas páginas que se seguem, o leitor perceberá que há controvérsias sobre a ida-
de e o perfil ideal do futuro empreendedor, mas não há dúvida de que a ideia do
negócio próprio atrai mais os jovens que compensam com a sua energia a falta
de experiência de vida. Neste sentido, as “incubadoras” que funcionam hoje em
várias faculdades e universidades, como é o caso da ESPM, desempenham um
papel importante na orientação, no estímulo e até mesmo no financiamento de
projetos com características inovadoras. Para os que sonham com o seu próprio
negócio, é bom saber que esse começo difícil foi também enfrentado por muitos
empreendedoresde sucessoquehoje se transformaramemgrandes empresários e
participam, também, dessanossaedição, ajudandocomseusexemploseconselhos
aqueles que pretendem repetir a mesma jornada.
Asexperiências edepoimentos reunidosaqui demonstramtambéma importância
do preparo cultural e profissional para aumentar as chances de êxito dos novos
empreendedores. As pesquisas do Sebrae mostram que os jovens empreendedo-
res de hoje têmmais instrução formal do que os de dez anos atrás, e isto se reflete
na porcentagem cada vez maior de novas empresas que sobrevivem ao período
crítico dos primeiros anos de vida. De modo geral, os novos empreendedores de-
sempenhampapel fundamental para o equilíbrio social epara odesenvolvimento
econômico do país, de tal forma que 52% dos novos empregos criados nos últimos
anos o forampor micro e pequenas empresas.
Por tudo isso, esperamos que estenovo estudoda
Revista da ESPM
sirva de estímu-
lo a muitos professores e pesquisadores a se disporem a aprofundar-se no tema e
contribuir paraocrescimentodoespíritoempreendedor e inovador emnossopaís.
Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial
PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -
EXPEDIENTE
Conselho Editorial
Francisco Gracioso –
Presidente
Alexandre Gracioso
Hiran Castello Branco
Thomaz Souto Corrêa
J. RobertoWhitaker Penteado
(MTB n
o
178/01/93)
Coordenação Editorial
Lúcia Maria de Souza
Editora Assistente
Anna Gabriela Araujo
Edição de Arte
Mentes Design
Revisão
Anselmo Teixeira de Vasconcelos
Antonio CarlosMoreira
Mauro de Barros
Redação
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
São Paulo – SP – CEP 04018-010
Tel.: (11) 5085-4508
Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
Comercial
MidiaOffice
Julio Cesar Ferreira
(11) 9 92224497 / (11) 32974079
Impressão
Editora Referência Gráfica
Distribuidor Exclusivo
Fernando Chinaglia
Distribuidora S/A
Revista da ESPM
PublicaçãobimestraldaEscolaSu-
perior de Propaganda eMarketing.
Os conceitos emitidos em artigos
assinadossãodeexclusivarespon-
sabilidadedosrespectivosautores.
Professores, pesquisadores, consul
tores e executivos são convidados a
apresentar matérias sobre suas es-
pecialidades,quevenhamacontribuir
paraoaperfeiçoamentodateoriaeda
práticanoscamposdaadministração
emgeral,domarketingedascomuni-
cações.Informaçõessobreasformas
e condições, favor entrar em contato
com a coordenadora editorial.
editorial