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entrevista | Jorge Miguel Samek

Revista da ESPM

| janeiro/fevereirode 2014

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Gracioso

—Desde 2004, a Itaipu desen-

volve, em parceria com a Fiat, um proje-

to que transformou um Palio Weekend

em um veículo elétrico. Embora exista

demanda, ainda é inviável a comercia-

lização desse tipo de automóvel, devido

aos custos elevados de produção. O que

a Itaipu tem feito para levar essa experi-

ência ao mercado?

Samek

— O projeto de desenvolvi-

mento de veículo elétrico de Itai-

pu teve início em agosto de 2004,

com a assinatura de um acordo

de cooperação técnica com a em-

presa de energia suíça, a KWO. A

partir daí, abriu-se a possibilidade

de diversas parcerias com empresas

de diferentes especialidades que pu-

dessem agregar valor ao Programa

VE. Entre elas estão empresas do

setor elétrico, institutos de pesqui-

sa, fábricas de baterias, componen-

tes eletroeletrônicos, motores etc.

A Fiat foi a primeira montadora a

integrar-se ao acordo de cooperação

técnica Itaipu/KWO, desenvolven-

do o primeiro protótipo do Pálio

elétrico. Hoje, cerca de 5% da frota

de Itaipu é composta por veículos

elétricos (carros, um caminhão e

umminiônibus elétrico, um off-road

Agrale Marruá elétrico e até um ôni-

bus elétrico híbrido a etanol). Além

de protótipos de demonstração, a

Itaipu vem desenvolvendo soluções

de infraestrutura para interação do

veículo elétrico com a rede elétrica,

dentro do conceito de Smart Grid.

Temos atuado em conjunto com

as empresas parceiras de forma

coordenada e sinérgica, alinhando

esforços e compartilhando expe-

riências, com o objetivo de tornar

a tecnologia acessível e estimular

novas iniciativas empresariais. Em

poucos anos, com a disseminação

da tecnologia do biogás e o desen-

volvimento de utilitários elétricos,

as propriedades rurais poderão con-

quistar autossuficiência energética,

gerando energia elétrica a partir do

biogás e substituindo combustíveis

fósseis para abastecer os veículos.

Gracioso

— No início de 2013, a Itaipu

divulgou ter planos de desenvolver a

cadeia do carro elétrico no país. Como

estão as negociações para o desenvolvi-

mento desse projeto?

Samek

— A Itaipu é uma empresa

geradora de energia que vem atuando

como um agente catalisador desse

movimento para auxiliar o processo

de desenvolvimento da tecnologia

do veículo elétrico no Brasil e no

Paraguai. Se observarmos o que está

acontecendo no mundo, é fácil cons-

tatar que todas as grandes empresas

automotivas já vêm trabalhando

em projetos de desenvolvimento de

carros híbridos e elétricos. A com-

petição é acirrada. Em vários países,

já existem modelos 100% elétricos

ou híbridos sendo comercializados.

Os governos têm criado incentivos

fiscais para tornar os preços desses

veículos mais competitivos. A Itaipu

deseja que as montadoras fabriquem

mais carros utilizando tecnologia

limpa e que as fábricas de baterias e

eletroeletrônicos produzam os insu-

mos necessários para a montagem

de carros não poluentes no Brasil,

seguindo a tendência internacional.

Gracioso

— Pesquisas indicam que, em-

bora valorize iniciativas sustentáveis, o

consumidor brasileiro não está disposto

a pagar muito mais por um produto

ou serviço “verde”, ou ainda amigo do

meio ambiente. Tomando como base o

impacto gerado pelo uso dos veículos

elétricos na Itaipu, como o senhor avalia

essa questão?

Samek

— Os consumidores estão

cada vez mais conscientes da impor-

tância de fazer escolhas inteligen-

tes, que levem em conta os impactos

dos produtos e serviços no meio

ambiente. Assim como já ocorreu

com produtos tecnologicamente

sofisticados, como o computador e,

mais recentemente, o telefone ce-

lular — que foram tornando-se mais

acessíveis à medida com o aumento

da escala e a redução dos custos

de produção —, o veículo elétrico

também irá tornar-se competitivo. O

veículo elétrico traz como vantagens

a emissão zero de gases que geram

efeito estufa e a economia dos recur-

sos naturais. A mobilidade passa ne-

cessariamente pelo uso crescente de

fontes renováveis de energia. Dessa

forma, a Itaipu incentiva e coopera

no desenvolvimento do veículo elé-

trico de olho nos imensos benefícios

que ele traz para a sociedade.

Para nós, da Itaipu, sustentabilidade não é

uma ferramenta demarketing. Éumnovo

paradigma ainda emconstrução, que exige um

reaprendizado dos indivíduos e das instituições