Revista daESPM –Março/Abril de 2002
BalancedScorecard–Da teoriaàprática
27
EsteartigoprocuraindicaroscaminhosparacompreensãoteóricasobreoBalancedScorecard.O
autordáaoleitorumavisãohistóricadaferramentadegestãoestratégicamaisdiscutidaedebatida,
hoje,pelasorganizações.
A
LEXANDRE
M
ATHIAS
Índice
PorqueomarketingesportivonãodecolanoBrasil?
21
F
RANCISCO
G
RACIOSO
Depoisdeuminíciopromissor,omarketingesportivoestáestagnadoemnossopaís.Noartigo,o
autorhistoriaascausasdesseatrasoeconcluiqueaprincipaldelaséafaltadeprofissionalismo,
tantodosdirigentesdeclubesquantodosjogadoreseatletas.Asleisbrasileirastambémdevemser
responsabilizadasemparte,poiscriammuitaincerteza,especialmenteentreosinvestidores.
Marketingesportivo:UmaVisãoGeral
Aprofissionalizaçãodoesportecausouaexpansãodecompanhiasetransformoueventoseídolos
emveículosdecomunicaçãoespeciais.Ocrescenteenvolvimentodeempresasnestemercadoé
umclarosinaldequealgumasdelastêmobtidoresultadosexpressivos.
15
A
MIR
S
OMOGGI
/F
ÁBIO
S
ZPERLING
/R
OGÉRIO
A
UGUSTO
F
ERREIRA
Marketingradicalnasondasbrasileiras
9
OBrasil,comcercade80%dapopulaçãonascidades,temumenormepotencialdemídia
exterioraserexplorado.Masessamídiaaindanãogozadoprestígioedosucessodevidos.Oautor
debateaquestãoeconcluiquehaverásempreespaçoparaumaluminosaTimesSquarenasgran-
descidadesdomundo.
G
ENARO
G
ALLI
/F
LÁVIA
P
INHO
/R
OGER
B
ORN
39
Oartigoanalisadoisanúnciosqueexploramanudezfeminina,focalizandoosefeitosdesentido
construídospelotratamentoplásticodadoàfiguradamulher.Sãocomparadosanúnciosdochocolate
DoveedoiogurteMolico,apartirdaaplicaçãodametodologiadasemióticadiscursiva.
Nue cru–
Ocorpo femininoemanúncios deprodutosalimentícios
A
NGELA
D
ETANICO