Setembro_2009 - page 74

S-commerce
¸
e Apple
/)
para vender um kit que, instalado
no tênis e no iPod dos atletas, coleta
informações que sãodisponibilizadas
na Rede Mundial de Computadores,
no website da Nike, dentro de uma
comunidade formada por corredores
domundo todoqueutilizamo tal kit.
Essesdados jáserviramdebaseparao
acúmulodeconhecimentodousodos
produtospelosseusconsumidorese já
sãoutilizadosparaodesenvolvimento
denovosprodutos–deumsimples
set
list
demúsicasmaisouvidasduranteo
treinamento, ao desenvolvimento de
tênisespecíficosparaum tipodeatleta
com determinadas características e
preferências,comohoráriodecorrida,
Comoa evoluçãodaweb social afeta
osconsumidores, marcas eredes Sociais
Tradução livre do autor. Fonte: Forrester Research, Inc.
Início
Maturidade
Descrição
Consumidores
Marcas
Redes Sociais
OutrasMídias
Era das
Relações Sociais
1995
2003-2007
Indivíduos reú-
nemeconectam-
se a outros em
grupos online.
Usam perfis sim-
ples e aplicativos
dediscussãopara
compartilhararti-
gos entre si.
Associam-se às
comunidades on-
line, sejapormeio
de participação
modesta ou pa-
trocínio. Algumas
criamsuasproprias
comunidades.
“Lutam” por fon-
tes de receita.
O mundo fica
mais conectado.
Desenvolvemaplicati-
voseoscompartilham
como fontede receita.
Aplicativos deescritó-
rio se tornam sociais:
até jogos individuais
passam a ter rankings
dentro de comunida-
des sociais.
Aparelhos celula-
res iniciam novas
formas de apre-
sentação de con-
teúdo customiza-
do para vendas.
Emissoras ofere-
cem canais inte-
rativos e perso-
nalizados para os
espectadores.
Surge uma nova
agência de Rela-
ções Públicas para
representar as co-
munidades - não
asmarcas.
Anunciam, depois
patrocinam e por fim
criam aplicativos que
sejam úteis aos con-
sumidores.
Agregam todos os
dados explícitos e
implícitos, criando
um novo tipo de
“caixa-postal”.
Tornam-se siste-
mas de identifica-
ção naweb.
Focam em influen-
ciadores e reco-
mendaçõesdasco-
munidades - Buzz
Marketing online.
Proveem conteú-
do especializado
aos seus usuários.
Livram-se das pá-
ginas de registro
em seuswebsites.
Oferecem ferra-
mentas que aju-
dam no desenvol-
vimentodeprodu-
tosegerenciamen-
to de vendas.
Baseiam-se nos
grupos paradefinir
novos produtos.
Adicionamaplicativos
internet ewidgets aos
seus perfis para tornar
a experiência mais
agradável e útil.
Se apoiam na
opinião de seus
“pares” para tomar
decisões sobrepro-
dutos.
Optam por com-
par t i lhar sua
identidade em
troca de uma
experiência web
mais relevante.
Trabalham em
conjunto com seus
“pares”paradefinir
a próxima geração
de produtos; tam-
bém fazem com-
pras em grupo.
Redes sociais tornam
sistemasoperacionais.
Todowebsite se tor-
na, agora, “social”,
mesmonãotendoes-
colhidosetornarum.
Websites entre-
gam conteúdo
personalizado aos
seus visitantes.
Grupos online
suplantam as
marcas.
2007
2010-2012
2009
2011
2010
2012
2011
2013
Era da
Funcionalidade Social
Era da
Colonização Social
Era do
Contexto Social
Era do
Comércio Social
tipo de solo em que corre, tempo e
percursospreferidospara treino.
Asgrandesempresasatentasàsmudan-
çasdecomportamentodosconsumido-
resonlinejácomeçamasemovimentar,
tentando antecipar o que deverá ser a
tendência do comércio eletrônico nos
próximos5anos.AZappos.com (http://
/), uma varejista de
calçadosnorte-americana,foicomprada
em julhodeste anopela giganteAma-
zon.com
/),
em plena crise mundial, por quase
US$1bi (US$928milhões, nodiado
anúnciodacompra).Porquê?Segundo
JeffBezos,CEOdaAmazon.com–que,
aliás, divulgou na internet um vídeo
(
-
hxX_Q5CnaA&feature=player_embe-
dded) para explicar os motivos dessa
“união”– tantoaAmazon.comquanto
a Zappos são obcecadas pelos seus
consumidores e “aZappos estábemà
frentedasoutrasnessaculturadeouvire
entenderos seusconsumidores”.
Entre os analistas do setor, a Zappos
ganhounotoriedade,principalmentede-
poisdolançamentodoMyZappos–um
aplicativobaseadonaweb,quesimula
umarmário,emqueseusconsumidores
expõem, para seus pares em comuni-
dades, os produtos que adquiriram e
assim podem receber elogios, críticas
esugestõesacercadesuasaquisições.
R e v i s t a d a E S P M –
setembro
/
outubro
de
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