setembro/outubrode2014|
RevistadaESPM
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torneiodeperguntaserepostaspopularnaTVnorte-ameri-
cana, chamado
Jeopardy
. Os competidoreshumanos, Brad
RuttereKenJennings,eramconsagradosganhadoresdeste
torneio, um havia ganho a maior quantidade de dinheiro
acumuladoeooutroerao jogador que resistiumais tempo
sem ser eliminado da competição. O resultado do desafio
mostrou a supremacia da máquina nessa disputa. O Sis-
tema Watson venceu os dois concorrentes por uma larga
margem. Esse evento, de forte impacto namídia, pode ser
consideradoummarconadivulgaçãodeumconjunto ino-
vador de equipamentos e sistemas capaz de realizar uma
tarefa antes considerada restrita ao cérebro humano: pro-
duzir conhecimento por meio de umnovomecanismo de
cognição.Nasciaacomputaçãocognitiva. Apesarde todoo
impactodemídiacausadopelo Jeopardy ter sido percebido
globalmente mais como outro desafio tecnológico entre
homensemáquinas,apossibilidadedegerarconhecimento
pormeiodeoutromodelodecogniçãomarcaoiníciodeuma
nova eranomundodaTI. Oimpactodessanova era, certa-
mente, será maior do que aquele causado pelo e-business
relatado lá no iníciodeste artigo.
Ainda que o sistema usado no torneio Jeopardy, que foi
realizado em2011, tenha uma funcionalidade restrita ao
chamado “
Deep Q’s & A’s System
”, o seu design serviu de
plataforma evolutiva para o que veio a seguir.
A arquitetura simplificada do “
Deep Q’s & A’s System
”
é ilustrada pelo organograma “
Arquitetura simplificada
”,
publicado na página seguinte.
evolução
| As fases atravessadas pelo projeto
que resultou no surgimento doWatson Group
Projeto de
pesquisa
Jeopardy!
O grande
desafio
Criação de
divisão interna
na IBM
Criação do
IBMWatson
Group
2006-2010
P&D
2011
Demonstração
2011-2013
Validação
2014
Comercialização
latinstock