Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  17 / 176 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 17 / 176 Next Page
Page Background

setembro/outubrode2014|

RevistadaESPM

17

torneiodeperguntaserepostaspopularnaTVnorte-ameri-

cana, chamado

Jeopardy

. Os competidoreshumanos, Brad

RuttereKenJennings,eramconsagradosganhadoresdeste

torneio, um havia ganho a maior quantidade de dinheiro

acumuladoeooutroerao jogador que resistiumais tempo

sem ser eliminado da competição. O resultado do desafio

mostrou a supremacia da máquina nessa disputa. O Sis-

tema Watson venceu os dois concorrentes por uma larga

margem. Esse evento, de forte impacto namídia, pode ser

consideradoummarconadivulgaçãodeumconjunto ino-

vador de equipamentos e sistemas capaz de realizar uma

tarefa antes considerada restrita ao cérebro humano: pro-

duzir conhecimento por meio de umnovomecanismo de

cognição.Nasciaacomputaçãocognitiva. Apesarde todoo

impactodemídiacausadopelo Jeopardy ter sido percebido

globalmente mais como outro desafio tecnológico entre

homensemáquinas,apossibilidadedegerarconhecimento

pormeiodeoutromodelodecogniçãomarcaoiníciodeuma

nova eranomundodaTI. Oimpactodessanova era, certa-

mente, será maior do que aquele causado pelo e-business

relatado lá no iníciodeste artigo.

Ainda que o sistema usado no torneio Jeopardy, que foi

realizado em2011, tenha uma funcionalidade restrita ao

chamado “

Deep Q’s & A’s System

”, o seu design serviu de

plataforma evolutiva para o que veio a seguir.

A arquitetura simplificada do “

Deep Q’s & A’s System

é ilustrada pelo organograma “

Arquitetura simplificada

”,

publicado na página seguinte.

evolução

| As fases atravessadas pelo projeto

que resultou no surgimento doWatson Group

Projeto de

pesquisa

Jeopardy!

O grande

desafio

Criação de

divisão interna

na IBM

Criação do

IBMWatson

Group

2006-2010

P&D

2011

Demonstração

2011-2013

Validação

2014

Comercialização

latinstock