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setembro/outubrode2014|

RevistadaESPM

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AVAs presentes no mercado, como o

blackboard

e

moodle

, já estão preparados para que esse mecanismo

seja efetivamente utilizado.

Atéesteponto temosumlocal apropriadoparaaapren-

dizageme a partemotivacional tambéminserida. Agora,

passamos a demonstrar comooutros recursos tecnológi-

cos podem ser incorporados a uma significativa apren-

dizagem dos alunos. E o termo

aprendizagem significa-

tiva

nos remete ao aprender com profundidade, e não

demaneira superficial como nosmodelos tradicionais.

Semo salto tecnológico proporcionado pela internet

na década de 1990, contando com o avanço na parte de

interconectividade e largura de banda, não seria possí-

vel nada do que temos hoje: videoconferência, podcasts,

aplicativos nas nuvens etc.

Ao observarmos a própria história da internet, pode-

mos perceber que as grandes empresas que nos propor-

cionamos serviços interativos surgiram, emsua grande

maioria, apartirdesseperíodo. Vamos listar algunscasos:

Google (1998),Wikipedia (2001), Skype (2003), Facebook

(2004), YouTube (2005) e Twitter (2006).

Imagine gerações anteriores à atual usando um pro-

cesso de troca de mensagens via Skype ou comparti-

lhandoumarquivo comos demais colegas e trabalhando

de forma colaborativa. Enriquecer as aulas com refe-

rências extraídas do YouTube e “googlar” (neologismo

indicando a busca por meio domecanismo da empresa

Google), tudo isso passou a ser um instrumento pre-

sente a partir da possibilidade de transmitir dados de

uma forma cada vez mais rápida.

Chegamos à fase do ensino a distância (EaD), que,

justamente pelo avanço na infraestrutura e somado aos

problemas de locomoção das pessoas, surge como um

modelo irreversível para se perpetuar nas instituições

de ensino. Acada ano, temos umnúmero exponencial de

matriculados nessamodalidade, mas nemsempre exis-

tem bons núcleos específicos que promovem o estado

da arte nessa direção. Em alguns casos, isso provoca a

OCoursera, uma dasmaiores plataformas de ensino on-

line e gratuito domundo, está investindonoBrasil, como

lançamento de 18 especializações, nas áreas demedicina,

administração emarketing

No final do ano passado, aUdacity firmouuma parceria

comoGoogle para oferecer alguns de seus cursos on-line

abertos emassivos (do inglêsMassiveOpenOnline

Courses –MOOCs) traduzidos para o português