setembro/outubrode2014|
RevistadaESPM
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AVAs presentes no mercado, como o
blackboard
e
moodle
, já estão preparados para que esse mecanismo
seja efetivamente utilizado.
Atéesteponto temosumlocal apropriadoparaaapren-
dizageme a partemotivacional tambéminserida. Agora,
passamos a demonstrar comooutros recursos tecnológi-
cos podem ser incorporados a uma significativa apren-
dizagem dos alunos. E o termo
aprendizagem significa-
tiva
nos remete ao aprender com profundidade, e não
demaneira superficial como nosmodelos tradicionais.
Semo salto tecnológico proporcionado pela internet
na década de 1990, contando com o avanço na parte de
interconectividade e largura de banda, não seria possí-
vel nada do que temos hoje: videoconferência, podcasts,
aplicativos nas nuvens etc.
Ao observarmos a própria história da internet, pode-
mos perceber que as grandes empresas que nos propor-
cionamos serviços interativos surgiram, emsua grande
maioria, apartirdesseperíodo. Vamos listar algunscasos:
Google (1998),Wikipedia (2001), Skype (2003), Facebook
(2004), YouTube (2005) e Twitter (2006).
Imagine gerações anteriores à atual usando um pro-
cesso de troca de mensagens via Skype ou comparti-
lhandoumarquivo comos demais colegas e trabalhando
de forma colaborativa. Enriquecer as aulas com refe-
rências extraídas do YouTube e “googlar” (neologismo
indicando a busca por meio domecanismo da empresa
Google), tudo isso passou a ser um instrumento pre-
sente a partir da possibilidade de transmitir dados de
uma forma cada vez mais rápida.
Chegamos à fase do ensino a distância (EaD), que,
justamente pelo avanço na infraestrutura e somado aos
problemas de locomoção das pessoas, surge como um
modelo irreversível para se perpetuar nas instituições
de ensino. Acada ano, temos umnúmero exponencial de
matriculados nessamodalidade, mas nemsempre exis-
tem bons núcleos específicos que promovem o estado
da arte nessa direção. Em alguns casos, isso provoca a
OCoursera, uma dasmaiores plataformas de ensino on-
line e gratuito domundo, está investindonoBrasil, como
lançamento de 18 especializações, nas áreas demedicina,
administração emarketing
No final do ano passado, aUdacity firmouuma parceria
comoGoogle para oferecer alguns de seus cursos on-line
abertos emassivos (do inglêsMassiveOpenOnline
Courses –MOOCs) traduzidos para o português