Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  28 / 176 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 28 / 176 Next Page
Page Background

Revista da ESPM

| setembro/outubrode 2014

28

mercado

de todas as idades, emespecial as crianças. Todo o con-

teúdo de EaD pode ser acessado pela internet e o seu

formato lúdico, quase um jogo, realmente tem surtido

efeito: até o início de setembro, segundo dados da code.

org, quase 42 milhões de pessoas já haviam iniciado

cursos de programação no site da entidade.

Inglaterra e Austrália, países que lideram o movi-

mento da economia criativa, têm exemplos de cursos

do que eles chamam de “tecnologias da informação e

comunicação aplicadas” bem interessantes, como é o

caso dos “

learning spaces

” da University of Technology

Sydney ou dos “

learning labs

” da Loughborough Univer-

sity no Reino Unido.

No Brasil, esse movimento começa a tomar corpo.

Hoje, temos no Colégio Mater Dei, em São Paulo, a pri-

meira sala Google de educação do mundo. Emparceria

com a empresa, o colégio assume um ambiente favo-

rável ao aprendizado por meio das metodologias ati-

vas de ensino/aprendizagem. Aliás, essa aproximação

do mercado com as escolas de forma mais intensiva é

uma iniciativa de destaque para que os conteúdos este-

jam sempre atualizados e mantenham-se relevantes.

AESPMéoutraescolaquecostuma fazerusodessaspar-

ceriaseasintensificounocursodeSistemasdeInformação

emComunicação eGestão, comas salas de aula seguindo

os padrões internacionais SCALE-UP eUpside-dowcomo

LabTECHe aSalaTECH, respectivamente.

Nessecontexto, entreanuvemde incertezasqueofusca

a clara visão de como será o futuro das tecnologias e da

arena digital, na qual elas estão inseridas, é que o seuuso

será cadavezmais intensificado, de formamaisdemocrá-

tica e acelerada. Logo, os desafios inerentes a esses pro-

cessos serão ampliados emescala exponencial.

Se quisermos nosmanter relevantes nomundo corpo-

rativo, independentemente do setor de atuação, teremos

de aceitar que a tecnologia estará cada vezmais presente

em todas as dimensões do negócio e investir na alfabeti-

zaçãodigital das novas gerações para quedominema tec-

nologia, saibamaplicá-la de forma eficiente e inteligente

nasmais diversas áreas de conhecimento, criando valor

para as empresas, e não acabemse tornando umexército

de Brancaleones Digitais.

Rodrigo Tafner

Coordenador do curso Sistemas de Informação

em Comunicação e Gestão da ESPM-SP

NocursoSistemasde InformaçãoemComunicaçãoeGestão,

daESPM, assalasseguemosnovospadrões internacionais

SalaGoogle criadano ColégioMater Dei, emSãoPaulo, que

utilizanovas técnicas de estímulo ao aprendizado

Sob a ótica da educação, o desafio

de formar profissionais da geração Z

em todas as áreas é enorme e envolve

diversas dimensões