Revista da ESPM
| setembro/outubrode 2014
28
mercado
de todas as idades, emespecial as crianças. Todo o con-
teúdo de EaD pode ser acessado pela internet e o seu
formato lúdico, quase um jogo, realmente tem surtido
efeito: até o início de setembro, segundo dados da code.
org, quase 42 milhões de pessoas já haviam iniciado
cursos de programação no site da entidade.
Inglaterra e Austrália, países que lideram o movi-
mento da economia criativa, têm exemplos de cursos
do que eles chamam de “tecnologias da informação e
comunicação aplicadas” bem interessantes, como é o
caso dos “
learning spaces
” da University of Technology
Sydney ou dos “
learning labs
” da Loughborough Univer-
sity no Reino Unido.
No Brasil, esse movimento começa a tomar corpo.
Hoje, temos no Colégio Mater Dei, em São Paulo, a pri-
meira sala Google de educação do mundo. Emparceria
com a empresa, o colégio assume um ambiente favo-
rável ao aprendizado por meio das metodologias ati-
vas de ensino/aprendizagem. Aliás, essa aproximação
do mercado com as escolas de forma mais intensiva é
uma iniciativa de destaque para que os conteúdos este-
jam sempre atualizados e mantenham-se relevantes.
AESPMéoutraescolaquecostuma fazerusodessaspar-
ceriaseasintensificounocursodeSistemasdeInformação
emComunicação eGestão, comas salas de aula seguindo
os padrões internacionais SCALE-UP eUpside-dowcomo
LabTECHe aSalaTECH, respectivamente.
Nessecontexto, entreanuvemde incertezasqueofusca
a clara visão de como será o futuro das tecnologias e da
arena digital, na qual elas estão inseridas, é que o seuuso
será cadavezmais intensificado, de formamaisdemocrá-
tica e acelerada. Logo, os desafios inerentes a esses pro-
cessos serão ampliados emescala exponencial.
Se quisermos nosmanter relevantes nomundo corpo-
rativo, independentemente do setor de atuação, teremos
de aceitar que a tecnologia estará cada vezmais presente
em todas as dimensões do negócio e investir na alfabeti-
zaçãodigital das novas gerações para quedominema tec-
nologia, saibamaplicá-la de forma eficiente e inteligente
nasmais diversas áreas de conhecimento, criando valor
para as empresas, e não acabemse tornando umexército
de Brancaleones Digitais.
Rodrigo Tafner
Coordenador do curso Sistemas de Informação
em Comunicação e Gestão da ESPM-SP
NocursoSistemasde InformaçãoemComunicaçãoeGestão,
daESPM, assalasseguemosnovospadrões internacionais
SalaGoogle criadano ColégioMater Dei, emSãoPaulo, que
utilizanovas técnicas de estímulo ao aprendizado
Sob a ótica da educação, o desafio
de formar profissionais da geração Z
em todas as áreas é enorme e envolve
diversas dimensões