R E V I S T A D A E S P M –
janeiro
/
fevereiro
de
2010
116
BruceMau integraacategoriade
desig-
ners
quetrabalhamcoma“
sínteseentre
artista, inventor,mecânico, economista
objetivo e estrategista evolucionário
”,
atributosinterdisciplinarespreconizados
porele. FundadordaBruceMauDesign
Inc, com sedeemToronto,noCanadá,
criou o conceito visual de vários pro-
jetos internacionais, incluindo a Tate
Modern, emLondres, eoWaltDisney
Concert Hall, em Los Angeles, Bruce
Mau expandiu seu pensamento pelo
sucessodo livro
MassiveChange
(ainda
não traduzido emportuguês), que traz
o próprio conceito como orientador
práticoparaagentesdemudança.
Normalmente concebemos o
design
nouniversodo tangívelmaterializado.
No entanto, o poder do
design
para
transformare impactarcadaaspectoda
vidadiáriaestáadquirindoconsciência
pública. Jánãomais apenasassociado
com objetos e aparências, o
design
é
cada vezmais entendidonum sentido
muitomais amplo, como, por exem-
plo, acapacidadehumanadeplanejar
e produzir os resultados desejados.
Criado paramapear a nova capacida-
de transformadora do
design
em nível
planetário, “Massive Change” explora
o paradigma damudança de eventos,
ideias e pessoas, investigando as ca-
pacidades e dilemas éticos do design
na fabricação, transporte, urbanismo,
guerra, saúde,vida,energia,mercados,
materiais,na imagemena informação.
A ideia do “Massive Change” nasceu
deumaexposição realizadaem2002,
emToronto,equeveiopropor o
design
comometodologia facilitadoradacria-
çãode soluçõesparaasquestõesmais
importantes domundo, envolvendo o
âmbito social, cultural, tecnológico e
BruceMauquerexpor
aquiloquechamade
TeoriadaGrande
Unificação,que junta
“disciplinasdisparatadas”.
s
político.Esseambiciosoesforçoveiopara tentar traçaracomplexi-
dadedonossomundo, crescentemente interligadoe, por quenão
dizer,desenhado.
BruceMaudedicou-seaavaliar as capacidades eas limitações do
esforçohumanocoletivoparamudaromundoparamelhor,trazendo-
osconstantementeaumaluzcrítica.Aexposiçãoquemarcouépoca
nomundodo
design
foiestruturadaemonze instalaçõesmultimídia
tematizadasem:urbanização, informação, transporte,energia, ima-
gens,mercados,materiais,manufatura,saúde,militarismo,riquezae
política.Os
displays
,expostosdurantetrêsmesesnacidadecanadense
deToronto, incluíamumagalinhadepenada, geneticamentemodi-
ficadapara regiões tropicais, eumcompartimento feitodematerial
descartável,incluindofitasVHS,tecladosdecomputadores,bonecas,
entreoutros lixosdasociedadedeconsumo.
Comoumcríticodo
design
tradicional,BruceMauquisexporaquilo
quechamadaTeoriadaGrandeUnificação, que junta“disciplinas
disparatadas”.Paraele,o
design
cadavezmaisécompreendidocomo
acapacidadehumanadeplanejareproduzirdesfechosdesejáveis–
“revelou-seumadas forçasmaispotentesdomundo”,diz.
ApropostadaMudançaMaciça,desculpemapetulantetradução,diz
respeitoàmaneiracomoas tecnologias,queevoluemrapidamente,
criaramopotencial paraqueo
design
possa influenciarmudanças
emescalaglobal.Omovimentopromoveaindaopensamentocrítico
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