Julho_2006 - page 4

Orivaldo
O. Gallasso
m a r ç o
/
a b r i l
d e
2 0 0 6 –RevistadaESPM
do conhecimento, este traço é ampliado e o sistema de educação superior transita entre a internacionalização e
a globalização. Com isso, o caráter cultural, associado à educação internacional, cede lugar paramotivações
econômicas, àmedida que a educação é transformada emmercadoria e oferecida nomercado global.
Percepções de cores e aromas em um
contexto demarketingmulticultural
Vivian IaraStrehlaueSuzaneStrehlau
Este artigo introduz a relevância do elemento cultural das cores e dos aromas, destacando alguns exemplos
e aplicações. Apercepção de cores e aromas é distinta emdiferentes culturas e tal fato tem implicações na
gestão domarketing emdiferentes países.
Diplomacia corporativa:
o novo curso deGraduação emRelações
Internacionais comÊnfase emMarketing
eNegócios daESPM
SérgioPioBernardes, AlexandreMathias, JoséEisenberg
Este artigo apresenta os novos cursos de graduação emRelações Internacionais comÊnfase emMarketing e
Negócios da ESPMdas unidades deSãoPaulo, Rio de Janeiro ePortoAlegre, chamando a atenção para os
objetivos da ESPM e do curso, o tipo de profissional pretendido, o posicionamento e a estrutura do curso.
Consumo global, cultura local
AndréCauduroD’Angelo
Dois episódios recentes envolvendo grandes empresas –Coca-Cola nos EUA eMcDonald’s na Itália–deixam lições
sobre os desafios que os profissionais demarketing enfrentam ao lidarem commercados globalizados e culturas
fortemente locais.
É só querer
RobertoCivita
Opresidente e editor doGrupoAbril, RobertoCivita–que é tambémmembro doConselho da ESPM–dá a receita
para que oBrasil se livre das amarras que atrasam o nosso desenvolvimento e conquiste posição de destaque
entre as nações domundo.
Embalagem e sociedade
FabioMestriner
A embalagemmoderna é um sistemamultidisciplinar que envolvemateriais, tecnologia, processos, equipamentos,
design,marketing, logística e comunicação. Estamos no limiar do séculoXXI e de uma coisa podemos ter
certeza:“a embalagem existe para atender às necessidades e anseios da sociedade e com ela continuará evoluindo”.
Case-study
Gol
linhasaéreas inteligentes
Leiturarecomendada
Sumário
EnglishAbstracts
Pontodevista
VictorCarlosCarelli
92
108
116
118
138
126
140
143
146
100
1,2,3 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...136
Powered by FlippingBook