Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
Exemplosdepráticas abusivas emmarketing.
Consumaçãomínima: prática ilegal de “vendacasada”?
37
A consumação mínima é analisada neste artigo como uma prática abusiva de “venda casada”.
Fundamentando-nos noCódigo Brasileiro deDefesa doConsumidor, expomos as conseqüências
advindas dessaprática, os crimes cometidos, as soluções ea legislaçãoqueé infringida.
A
LDO
B
ATISTA
DOS
S
ANTOS
J
UNIOR
Índice
Oqueoshomensdemarketingdevemsaber sobre
umaabordagempsicologista
28
R
OBERTO
M
ENNA
B
ARRETO
O autor, conhecido especialista em técnicas de criatividade – e professor damatéria –, questiona,
neste artigo, as noções de que o pensamento lógico e verbal provém do hemisfério esquerdo do
cérebro, enquanto o pensamento artístico e criativo provém do direito.
Aonde vãoos empregos emSãoPaulo
–oque énecessárioparavocêpegar osmelhores
O artigo analisa a distribuição atual dos empregos na Região Metropolitana de São Paulo, sua
evolução estrutural, e a tendência das colocações para o próximo decênio, baseada em dados
sobre os investimentos das empresas.
Analisa tambémas características doempregopaulista, ederivamdaí as competências queopro-
fissional, mormenteoadministrador, deverá ter paradisputar aquelas colocações.
16
M
ARCOS
A
MATUCCI
9
O artigo faz uma leitura da trajetória domarketing político através do tempo no Brasil. Depois
constrói oqueseriamos4grandesdesafiosaseremenfrentadospelosatoresquedesejamseduzir
aopiniãopúblicahoje.Por fim, advogaqueem tornodaverdadedevemser construídasascarreiras
políticas de sucesso.
J
OÃO
G
UALBERTO
V
ASCONCELLOS
45
EsteartigoabordaaquestãodaLogísticaReversa,que tratabasicamentedosprocessosnosquaisprodutos
eembalagens retornamdopontode consumoparaopontodeorigem. Os produtos podemapresentar
defeitos,exigindosubstituiçõesoureparos.Osprodutosousuaspartespodemserdescartados,recuperados
ou reciclados. Omesmo se dá com suas várias formas de embalagem, desde as que acondicionam o
produtoechegamatéopontodeconsumoatéaquelasqueapenasauxiliamoserviçode transporteem
váriospontosdacadeia logística.ALogísticaReversa tratadogerenciamentodessesprocessos.
Logística reversa
P
AULO
S
ERGIO
M
EDEIROS
C
ARNEIRO
OsdesafiosatuaisdomarketingpolíticonoBrasil