Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
AIMAGEMDAPROPAGANDANOBRASIL
43
A
SSOCIAÇÃO
B
RASILEIRADEPROPAGANDA
Índice
36
M
ÁRCIO
M
OREIRA
Esseartigo reproduzapalestra feitapeloautor no I Fórum Internacional daESPM, realizadoem27
e 28 de maio/2002. Sintetizando a sua experiência como responsável pela criação mundial da
McCann-Erickson, MárcioMoreira fala das cinco tendências que ele conseguiu detectar em suas
andanças pelomundoda criação publicitária.
Apropagandasemdisfarces
Nesse estudo da imagem da propaganda e domarketing, encomendado àSINALPESQUISA pela
ESPM, surgemalgunsaspectos jáconhecidoseoutrosainda insuspeitados.Apropagandaéperce-
bida como uma atividade essencial à economiamoderna, mas recebe críticas principalmente por
suaposturaconsumista.Maséa imagemdomarketingque revelaummaiorgraude incompreensão
e negativismo.
28
O
LENKA
F
RANCO
9
Esseartigo reproduzapalestra feitapeloautor no I Fórum Internacional daESPM, realizadoem
27e28demaio/2002.GrahamBeckett fala sobreasmudançasestruturaisqueestãoocorrendono
panoramamundial dapropaganda, atravésdaondade fusõesque resultounosurgimentodosgran-
des conglomerados internacionais de agências.
Osdesafiosdapropagandamundialnestadécada
IMAGINAÇÃO: a nova definiçãode criação
G
RAHAM
B
ECKETT
Conheça os dados da pesquisa nacional, feita pelo IBOPE, em julho/agosto, para a Associação
BrasileiradePropaganda, com líderesdeopinião, napartequalitativae tambémabrangendo todaa
população do país, por amostragem. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 145 municípios do
país.
Nota:
Naediçãode julho/agosto, sobre responsabilidade social daempresa, o cargodeumdos participantes damesa-redonda
– LéoVoigt – saiuerrado. Na verdade, ele éopresidente doGIFE–Grupo de Institutos Fundações eEmpresas.