Revista ESPM - março/abril 2002 - page 97

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Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
O
glamour
do marketing não está restrito a grandes campanhas e verbas milionárias, nem a
departamentos especializados em pesquisa de mercado. AMORMAII prova com o seu desempe-
nho que fazer marketing é antes de tudo conhecer o comportamento de seus consumidores. Essa
relação visceral com o seu público-alvo vem garantindo à empresa uma sólida posição no merca-
do de
surf-wear
. Para conquistar seu espaço, a MORMAII buscou o marketing radical, uma filoso-
fia voltada para a criatividade, diversificação das ações de marketing, muito relacionamento com
o consumidor e atenção aos pontos fortes da empresa.
O caminho percorrido ao longo do crescimento da empresa foi norteado pela inovação de seus
produtos, pela forma de distribuição e pelo contato
sui generis
com os clientes. A empresa encon-
trou uma linguagem própria e não foi preciso altas verbas em campanhas tradicionais para lançar
seus produtos. Apostou no marketing radical e venceu.
.
MARKETING RADICAL NAS ONDAS BRASILEIRAS
PÁG. 9
GENARO GALLI/FLÁVIA PINHO/ROGER BORN
MARKETING ESPORTIVO: UMA VISÃO GERAL
PÁG. 15
AMIR SOMOGGI/FÁBIO SZPERLING/ROGÉRIO AUGUSTO FERREIRA
Acompanhando as transformações econômico-sociais dos últimos 100 anos, o esporte se
profissionalizou, causando a expansão das companhias que agem diretamente no mercado (por
exemplo, a Adidas) e transformando seus eventos, equipes e ídolos em veículos de comunicação
muito especiais. Empresas que desejam alcançar seus consumidores nos momentos em que
estes estão praticando, assistindo ou se informando sobre seu esporte favorito utilizam cada vez
mais os instrumentos que envolvem este mercado, como o patrocínio. Ancoradas em objetivos
mercadológicos claros, empresas têm obtido resultados expressivos. Conhecer o fator paixão,
que diferencia o esporte de qualquer outro exemplo bem-sucedido de
branding
, entender a
importância de uma boa relação com a imprensa para a otimização de resultados e buscar a
fidelização dos torcedores através de políticas que os levem às arenas são fatores-chave de
sucesso para patrocinadores e clubes ou outros modelos de gestão esportiva.
Os produtos brasileiros estão em confronto direto com os produtos internacionais, que chegam
ao país no movimento de comércio global e concorrem com estes mesmos produtos quando são
exportados. Existe atualmente uma grande necessidade de elevar a percepção de valor dos
nossos produtos para fazer frente a essas duas demandas.
O
design
de embalagem produzido no Brasil precisa evoluir para oferecer a nossos produtos
uma apresentação visual que os credencie como competidores qualificados. Existe uma grande
oportunidade para agregar valor e melhorar a competitividade de nossos produtos através do
design
. Profissionais do desenho e do marketing, assim como os empresários, precisam
conscientizar-se dessa realidade e assumir uma nova atitude que nos leve a transformar o que
hoje se apresenta como um problema ou dificuldade numa oportunidade real de participação no
mundo globalizado.
É disso que trata este artigo. Precisamos cada vez mais valorizar nossos produtos, fazendo
com que eles atendam às exigências do novo cenário competitivo.
POR QUE O MARKETING ESPORTIVO NÃO DECOLA NO BRASIL?
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FRANCISCO GRACIOSO
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