Revista ESPM - março/abril 2002 - page 93

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Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
Toda empresa tem sua Bíblia, suas leis, seus Mandamentos (a missão, os princípios, os
objetivos). Toda empresa vive, ao longo de sua trajetória, fases que remetem aos episódios
bíblicos. Esta analogia com o mundo empresarial já foi tema de outros autores, como Martin
Buber, mas o diferencial de Fela Moscovici em
Aorganização por trás do espelho
é a abordagem
holística, que possibilita a visão além do "espelho" que reflete o cotidiano da organização: o
espaço das sombras, das "coisas" que não são consideradas sérias", como a intuição, a empatia
e a conscientização dos sentimentos.
A analogia à Torre de Babel poderia ser aplicada às dificuldades na comunicação humana,
que persistem – interna e externamente – apesar de todo o avanço da tecnologia. Afinal, a
busca da excelência empresarial não seria a busca da Terra Prometida? E a reengenharia
organizacional – com suas propostas de um recomeço do qual participam apenas os eleitos –
não lembra o episódio da Arca de Noé?
Essas referências fazem parte do que a autora classifica de "competência emocional", tão
importante quanto a eficiência profissional ainda que relegada a segundo plano, à penumbra,
nas organizações. Para trazê-los à luz, Fela Moscovici não conta apenas com seu talento e sua
experiência, mas também com generosidade e humildade. Não há receitas nem verdades
absolutas, mas um convite para a reflexão conjunta. Na apresentação do livro, a autora lembra
Olavo Bilac (
Amai para ouvir e entender estrelas
) antes de se dispor a compartilhar com o leitor
"o que aprendi olhando as estrelas e a natureza, e amando as pessoas".
Fela Moscovici é psicóloga, mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago e
autora de outros livros.
A organização por trás do espelho
tem apresentação de Lula Vieira e
colaboração de Ataliba Vianna Crespo, Fabio Steinberg e Gercina Alves de Oliveira.
A ORGANIZAÇÃO POR
TRÁS DO ESPELHO:
Reflexos e Reflexões
José Olímpio,
Rio de Janeiro, 2001
292 p. – R$ 29,90
A CRIANÇA E A MÍDIA:
Imagem, educação,
participação
Cecília von
Feilitzen, Ulla
Carlsson –
organizadoras
Cortez,
Rio de Janeiro, 2001
552 p. – R$ 45,00
Fela Moscovici
O livro
A criança e a mídia
debate a Responsabilidade e a Ética dos Meios de Comunicação.
Lançado no Brasil em co-edição da UNESCO e Cortez Editora, apresenta exemplos de educação
para a mídia e da participação infantil na mídia em diferentes partes do mundo. Os artigos foram
escritos por representantes de diferentes grupos e interesses – principalmente educadores,
professores, profissionais de mídia e representantes de várias organizações – uma vez que a
educação para a mídia e a participação das crianças exigem uma combinação do resultado de
seus trabalhos. “Esperamos que este livro sirva, de alguma maneira, para encorajar mais diálogo
e cooperação", observa Cecília von Feilitzen.
Jorge Werthein, Diretor da UNESCO no Brasil, explica que, diante do impacto das tecnologias
de informação e comunicação em todos os setores das atividades humanas, torna-se cada vez
mais necessário que as instituições escolares se preocupem em analisar os seus efeitos no
processo de socialização de crianças e jovens. “Mais do que isso, torna-se necessário promover
de forma permanente uma educação para a mídia, preparando os estudantes para se defender
das ciladas, perigos e armadilhas da mídia a que se refere Henrikas Yushkiavitshus no prefácio
deste livro. É certo que as escolas não dispõem ainda de meios para assumir mais essa
responsabilidade. Todavia, devido à magnitude do problema, importa promover o debate e divulgar
pesquisas e experiências sobre a educação para a mídia”.
“A mídia, pelo poder que possui, tem responsabilidade no delineamento das futuras
sociedades. Para tanto, precisamos construir em conjunto um consenso de auto-regulação ética.
A educação para a mídia certamente dará uma contribuição importante nessa direção” – conclui.
Cecília von Feilitzen é Coordenadora Científica e Ulla Carlsson é diretora da Câmara
Internacional da UNESCO para crianças e a Violência) e lecionam na Universidade de
Gotemburgo, Suécia.
PLANEJAMENTO DE
PROPAGANDA
Roberto Corrêa
Global,
São Paulo,
8.
a
edição, 2002
218 p. – R$ 28,00
A publicação de uma oitava edição vai transformando o livro do Professor Roberto Corrêa
num pequeno clássico. Uma parte da razão para esse sucesso é o fato de que a bibliografia
sobre este assunto é reduzidíssima. Dessa vez, o trabalho de revisão resultou na ampliação do
tema com a inclusão de novos conceitos como o da Comunicação Integrada de Marketing, a
Cadeia de Comunicação e a Equação Estratégica para o Posicionamento da Marca, bem como
a adição de novos exemplos e explicações mais detalhadas sobre determinados tópicos. Além
disso, a nova organização dos capítulos e a sua nova estrutura, que inclui uma introdução,
conteúdo, conclusões e perguntas sobre o texto, vai facilitar o uso acadêmico do livro pelas
faculdades e ajudar os profissionais a assimilar mais facilmente as idéias para colocá-las em
prática.
O autor situa a propaganda no mix de marketing e a sua função, explica os três novos
conceitos acima enumerados, apresenta um modelo de
briefing
e dois de planejamento,
denominados de modelo A e modelo C de planejamento de comunicação, comentando cada
item detalhadamente e encerra o livro com o conceito teórico do índice DIM, isto é, o desejo de
compra é o resultado da intensidade de uso do produto/serviço e a motivação para usá-lo.
Roberto Corrêa publicitário e professor, está, agora, fazendo doutoramento na Fundação
Getúlio Vargas. Exerceu cargos de direção tanto na área empresarial quanto acadêmica.
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