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Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
CANAIS DE MARKETING:
Uma Visão Gerencial
Atlas,
São Paulo, 2001
557 p. – R$ 95,00
Este livro reúne textos formulados por uma equipe de pesquisadores da Escola de
Comunicações e Artes da USP (ECA/USP) de reconhecida trajetória no campo da
comunicação e no âmbito ibero-americano das ciências sociais. Além das propostas e
discussões particulares que arejam o pensamento sobre o comunicacional, a obra constitui,
em seu conjunto, uma aposta na mudança, uma vez que fortalece a convicção de que é
possível consegui-lo, já que desenha rotas críticas por meio das quais vai-se fazendo
realidade.
A mudança proposta supõe rupturas epistemológicas, teóricas e metodológicas,
sobretudo em três interseções: comunicação-política, comunicação-cultura e comunicação-
educação. Nessa direção, adquire sentido a proposta de formar um novo profissional da
comunicação: um gestor comunicacional, profissional que se libere do deslumbramento
tecnológico para ver além das tecnologias concretas, que possa enxergar a tecnicidade
social homogeneizanate que impera atualmente.
Os primeiros capítulos enfatizam mais os porquês da necessidade de um novo
profissional da comunicação, os seguintes sublinham alguns para quês e comos da formação
da atuação de um gestor comunicacional.
A autora é livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professora
dos cursos de graduação e de pós-graduação. É também Editora da revista
Comunicação
& Educação,
editada em parceria USP-Editora Salesiana.
Bert Rosenbloom
MODELAGEM
DE PROJETOS
Atlas,
São Paulo, 2001
263 p. – R$ 32,00
Hermano
Roberto
Thiry-Cherques
GESTÃO DE PROCESSOS
COMUNICACIONAIS
Atlas,
São Paulo, 2001
181 p. – R$ 28,00
Maria Aparecida
Baccega
O interesse nos canais de marketing vem crescendo aceleradamente à medida que a
competição global, as intensas pressões de custos, as mudanças socioculturais e as novas
tecnologias, em especial a Internet, somaram-se para mudar o panorama da distribuição de
bens e serviços. Em resposta a esses acontecimentos, empresas e outras organizações pelo
mundo já encaram o desenho e a gestão dos canais de marketing como ferramenta estratégica
crítica para satisfazer às necessidades de seus clientes e competir com sucesso no novo milênio.
Este livro reflete essas mudanças globais, socioculturais e tecnológicas, fornecendo um
enfoque administrativo e uma estrutura gerencial à área de canais de marketing. Incorpora os
mais recentes dados, informações e pesquisas para capturar novas formas de pensamento e
novos pontos de vista sobre os tópicos cobertos. Teoria, pesquisa e prática são abordadas
minuciosamente e combinadas em uma discussão que enfatiza as implicações sobre a tomada
de decisão.
Objetivos de aprendizado, vinhetas temáticas de abertura de capítulo, organização precisa,
estrutura de títulos esclarecedora, resumos de fim de capítulo, questões para revisão e para
discussão, minicasos e 25 estudos de caso no final fazem desta obra um instrumento realmente
útil ao usuário, expondo os mais recentes acontecimentos que afetam os canais de marketing.
O autor, Bert Rosenbloom, é professor de Marketing no College of Business and Administra-
tion at Drexel University e vice-presidente da American Marketing Association, na Filadélfia
(Pensilvânia-EUA). Especialista em gestão de canais de marketing e sistemas de distribuição, é
autor de 10 livros.
Este livro foi concebido como um roteiro para modelagem de ampla gama de projetos.
Congrega as técnicas de configuração originárias da administração, da engenharia e da economia
de projetos, tanto comerciais como sociais.
As seis fases e 49 passos em que está dividido foram ordenados de modo que facilite o uso
tanto didático como profissional. O instrumental apresentado é útil particularmente para
modelagem de projetos destinados à obtenção de recursos financeiros, projetos de viabilidade e
projetos de desenvolvimento.
Uma seleção de passos essenciais foi elaborada com o intuito de que o manual possa ser
utilizado, também, para configurar anteprojetos e projetos de pequena envergadura.
O autor é graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de
Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas, doutor em Ciências pela Coppe/Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Senior Researcher da University of Maryland, College Park.
Também tem colaborado com artigos para a
Revista da ESPM.