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março/abrilde2014|

RevistadaESPM

15

Arnaldo –

Como está a evolução

logística no comércio eletrônico, que é

um segmento de negócios com forte pre-

sença de pequenas e médias empresas?

Elas não têm capacidade de gerenciar

grandes estoques. Ainda enfrentamos

muitos problemas?

Pedro –

As grandes empresas con-

seguem trabalhar com um inventá-

rio maior e evitar a quebra no abas-

tecimento, embora isso represente

um custo elevado. Mas muitas não

têm essa capacidade e ficam vul-

neráveis à modelagem da entrega,

que no comércio eletrônico exige

prazos muito curtos, de até 72 horas.

O grande desafio do setor como um

todo é capilarizar as entregas, com

custos e prazos razoáveis.

Arnaldo –

Estamos muito longe desse

grau de eficiência?

Pedro –

É um mercado crescente,

com muitas oportunidades. Todo

empreendedor que pensa em ex-

pandir precisa estar atento ao co-

mércio eletrônico. As grandes em-

presas estão investindo muito em

tecnologia, mas no geral é um mer-

cado em que a logística pode fazer

muita diferença ainda. Ela tem um

impacto estratégico muito grande.

Arnaldo –

A Amazon, maior varejista

on-line domundo, tem como umde seus

maiores diferenciais a capacidade logís-

tica e há tempos estuda sua entrada no

Brasil. O senhor acredita que eles estão

tendo dificuldade para implementar

seus processos aqui?

Pedro –

A questão logística é um

dos motivos de tanta postergação

para entrar no mercado brasileiro.

Assim como outras grandes empre-

sas, ela terá de tropicalizar os seus

processos. Não vai ter jeito. O desa-

fio é se adaptar aos gargalos logísti-

cos, sobretudo em grandes cidades,

como São Paulo e Rio de Janeiro.

Arnaldo –

Falando em grandes cen-

tros, outro problema grave na logística

é a segurança. No ano passado o roubo

de cargas atingiu R$ 1 bilhão, sendo

R$ 500 milhões somente no Estado de

São Paulo. Como a questão está sendo

equacionada pelo segmento?

Pedro –

Há sinais de melhora. Tem

havido uma grande mobilização,

sobretudo de entidades como a

NTC&Logística (Associação Nacio-

nal de Transporte de Carga e Logísti-

ca) em parceria com governos. Estão

sendo tomadas medidas preventi-

vas, mas temos um longo caminho a

percorrer, porque a indústria do rou-

bo de carga está muito bem estru-

turada, e carecemos de inteligência

para desmobilizar essas quadrilhas.

Arnaldo –

O efeito colateral do rou-

bo de carga é o alto investimento em

tecnologia por parte das empresas de

transporte. Esse é um dos segmentos

commaior avanço logístico hoje?

Pedro –

Com certeza, em especial

na área de rastreamento, que vem

se desenvolvendo muito.

Arnaldo –

Voltando à questão da mul-

timodalidade, há várias iniciativas em

curso de novas regulamentações e con-

cessões ligadas à infraestrutura de trans-

portes. Onde o senhor acredita que essas

soluções devam surgir mais rápido?

Pedro –

É um contexto. A Abralog

ajudou a criar uma frente nacional

pela multimodalidade, com outras

entidades importantes do mercado,

para impulsionar essas iniciativas.

A multimodalidade é a solução que

queremos para hoje e para o futuro

da logística no Brasil. O governo

vem anunciando investimentos

robustos em várias áreas, mas ainda

falta a execução.

Arnaldo –

O fato, porém, é que cada

área tem problemas muito específicos,

como portos, estradas e ferrovias.

Pedro –

Mas a questão é que não con-

seguimos enxergar o transporte como

um todo. Cada parte vê o seu proble-

ma, e não há um princípio de integra-

ção. O setor de transportes precisa

mudar essa postura. O sistema ferro-

viário depende do rodoviário e assim

por diante. Basta ver o exemplo das

hidrovias, que são uma solução barata

se combinada com outros modais.

Mas é um recurso que exploramos

pouco, mesmo o país tendo uma bacia

hidrográfica fantástica. Os modais

precisam se falar mais e contar como

governo na liderança desse processo.

OBrasil está competindo por recursos compaíses

como Peru ouColômbia. Não deveria ser assim,

já que somos umpaís com200milhões de habitantes

e comumporte econômicomuitomaior