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entrevista | Pedro Francisco Moreira

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

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Outra questão que prejudicamuito é a

famosa Lei do Operador de Transpor-

te Multimodal (nº 9.611/98), que cria a

figura do OTM. Embora ela tenha sido

aprovada há quase 20 anos, há pro-

blemas fiscais que até hoje não foram

resolvidos, como a incidência repeti-

tiva de ICMS e de seguro de carga, que

inibe a formação desses operadores.

Arnaldo –

O senhor tocou em um pon-

to importante. Qual é o impacto fiscal

na atividade logística hoje no Brasil?

Pedro –

A carga fiscal é muito pe-

sada e isso gera a chamada logística

sobre rodas. Basta ver o passeio de

cargas no Brasil para ganhar benefí-

cios em impostos. Há cidades muito

distantes dos centros de consumo

que atraem empresas para produzir

por questões fiscais, acarretando

um mau aproveitamento da estrutu-

ra dos transportes. O resultado é que

não desenvolvemos uma logística

baseada em planejamento e compe-

tividade. Isso faz parte de uma dis-

cussão maior, que é a reforma fiscal,

que poderia ter um impacto impor-

tante na redução do custo Brasil.

Arnaldo –

O senhor é otimista? Acre-

dita que o país está caminhando no

rumo certo para a solução de tantos

gargalos? A infraestrutura de trans-

portes é um dos temas mais falados no

Brasil desde a abertura democrática,

mas parece ser o que menos anda.

Pedro –

Eu sou muito otimista. Se

o governo seguir à risca os planos

anunciados recentemente, come-

çaremos a ter uma integração mul-

timodal por volta de 2020. Mas nós

precisamos executar. Estive na China

recentemente, e há um abismo de

investimento em relação a nós. São

aeroportos imensos, grandes

hubs

lo-

gísticos. É claro que precisamos fazer

a ressalva da diferença do tamanho

da população. Mas o fato é que na

China os projetos são feitos pensando

lá na frente. O Brasil precisa pensar

a questão da logística como uma

política de Estado e não de governo.

Muda o governo, muda a visão sobre

a logística. A visão de longo prazo, de

20, 30 anos, precisa sermantida.

Arnaldo –

Quanto o Brasil precisa

de investimento para apresentar um

modelo mais eficiente?

Pedro –

Em 1975, o Brasil investiu

1,8% do PIB em infraestrutura. Isso

chegou a cair para 0,2%, 0,3% do PIB.

Nós precisaríamos investir como

a China ou a Índia. Na China, esse

investimento é da ordem de 7%. Na

Índia, 5,6%. Mesmo o Chile, aqui

ao lado, está em 6%. O Brasil, nos

melhores momentos, chegou a 2,1%.

Nós deveríamos investir algo em

torno de 5% ao ano nos próximos

15 anos para chegar a uma situação

ideal e necessária para sustentar o

desenvolvimento do país.

Arnaldo –

Mas o desafio é assegurar

essa capacidade de investimento.

Pedro –

Existe

funding

no mundo

para isso. Basta ver a situação econô-

mica da Europa emesmo dos Estados

Unidos, que vem em um processo de

recuperação lento. Há dinheiro para

investir em países como o Brasil. O

problema é a regra do jogo. O país

precisa assegurar aos investidores

que os critérios não vão mudar. São

investimentos de longo prazo e pre-

cisamos transmitir segurança, senão

esses investidores buscarão outros

mercados. Hoje, o Brasil está compe-

tindo por recursos com países como

Peru ou Colômbia. Não deveria ser

assim, já que somos umpaís com200

milhões de habitantes e com um por-

te econômicomuitomaior.

Arnaldo –

Uma crítica dos empresá-

rios é que nem sempre se trata de mu-

dança nas regras, mas da má qualidade

dos projetos do governo. Isso dificulta o

cálculo de custos e margens de retorno

em grandes obras de infraestrutura.

Como o setor privado pode contribuir

para minimizar esse problema?

Pedro –

Na pressa em avançar com

os programas, o governo apresen-

ta projetos mal planejados, o que

acaba exigindo adendos, revisões,

que criam mais instabilidade para

o investidor. Precisamos pensar em

pré-projetos, trabalhar melhor esse

conceito. É uma tarefa de casa que,

quando você vai para as licitações, já

tem algo mais bem estruturado, que

evita perda de tempo e custos extra-

ordinários. A iniciativa privada pode

trazer mais conhecimento para

ajudar o governo nessa modelagem.

Se o governo seguir à risca os planos

anunciados recentemente, começaremos

a ter uma integraçãomultimodal por volta

de 2020.Mas nós precisamos executar