março/abrilde2014|
RevistadaESPM
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sas àmultiplicação de volumes e hipermultiplicação de
produtos (SKUs), esquecendo-se de que há um limite. E
esse limiteé representadopor umaequaçãoque relaciona
quatro pontos essenciais para todo o negócio: demanda,
mercado, vendas e logística.
Nosúltimosanos,maisumingredientefoiacrescentado
a esta fórmula: o “perfil do nosso consumidor”, nãomais
da cultura “Baby Boomers”, mas da “YGeneration”. Esta
é uma variável que o profissional de marketing ainda
busca determinar.
Nesse ponto, volto um pouco no tempo para citar o
criador do conceito “Business Reengineering”, Michael
Hammer, que no início dos anos de 1990 sintetizou um
pensamento vivo até hoje: “Odrama das empresas é que
estão projetando negócios no século 20, com base no
conhecimento do século 19, para atuaremno século 21”.
E isso é umfato, que foi ampliado coma larga introdução
dos sistemas integrados de gestão.
Namesma época deHammer, o grande autor de
Supply
chainmanagement
,MartinChristopher, tambémpregava
na Inglaterraaquebradosparadigmasdagestãodacadeia
de valor pormeio de novas orientações dos processos de
marketing
&
logística.
Portanto, a cada conclusão, devemos ficar atentos
para novas evoluções. E essa evolução muitas vezes
não é planejada. Ela simplesmente acontece. Isso é
mais evidente nas empresas nascidas no ambiente
tecnológico, como Apple, Facebook, WhatsApp, Google
etc. Hoje, quem vive sem estas empresas? Quem sabe o
que estas empresas vão fazer nos próximos seismeses?
Nesseambientemultidisciplinar, logísticaemarketing
precisam agregar as ciências que as duas áreas têm em
comum para encontrar a solução da equação, o ponto
de equilíbrio capaz de aumentar o grau de certeza do
“planejamento da demanda”, ainda na casa dos 70%
(quando deveria ser, nomínimo, 95%), reduzir o
working
capital
ou nível de estoque na casa dos 10% das vendas
brutas anuais e, consequentemente, provocar uma
redução do custo total de logística. Atualmente, este
custo corresponde a 5% (isso mesmo!) sobre o valor de
vendas dos produtos de consumo.
Conclusão “temporária” para a Logística ilimitada:
a hora é agora! É preciso fazer uma profunda releitura
da gestão por processos. Entre a teoria e a prática,
fique com as duas. Então, minha sugestão de leitura
mínima é: Peter Drucker na área de administração;
Philip Kotler para assuntos relacionados ao mundo do
marketing; Douglas Lambert para logística; e Martin
Christopher para complementar o tema comumpouco
de Supply chain management.
JG Vantine
Diretor-geral da Vantine Consulting e autor do livro
Nos caminhos da logística
(NTC&Logística, 2012)
“Odrama das empresas é que estão
projetando negócios no século 20,
combase no conhecimento do
século 19, para atuaremno século 21”
Michael Hammer, início dos anos de 1990
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