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março/abrilde2014|

RevistadaESPM

23

sas àmultiplicação de volumes e hipermultiplicação de

produtos (SKUs), esquecendo-se de que há um limite. E

esse limiteé representadopor umaequaçãoque relaciona

quatro pontos essenciais para todo o negócio: demanda,

mercado, vendas e logística.

Nosúltimosanos,maisumingredientefoiacrescentado

a esta fórmula: o “perfil do nosso consumidor”, nãomais

da cultura “Baby Boomers”, mas da “YGeneration”. Esta

é uma variável que o profissional de marketing ainda

busca determinar.

Nesse ponto, volto um pouco no tempo para citar o

criador do conceito “Business Reengineering”, Michael

Hammer, que no início dos anos de 1990 sintetizou um

pensamento vivo até hoje: “Odrama das empresas é que

estão projetando negócios no século 20, com base no

conhecimento do século 19, para atuaremno século 21”.

E isso é umfato, que foi ampliado coma larga introdução

dos sistemas integrados de gestão.

Namesma época deHammer, o grande autor de

Supply

chainmanagement

,MartinChristopher, tambémpregava

na Inglaterraaquebradosparadigmasdagestãodacadeia

de valor pormeio de novas orientações dos processos de

marketing

&

logística.

Portanto, a cada conclusão, devemos ficar atentos

para novas evoluções. E essa evolução muitas vezes

não é planejada. Ela simplesmente acontece. Isso é

mais evidente nas empresas nascidas no ambiente

tecnológico, como Apple, Facebook, WhatsApp, Google

etc. Hoje, quem vive sem estas empresas? Quem sabe o

que estas empresas vão fazer nos próximos seismeses?

Nesseambientemultidisciplinar, logísticaemarketing

precisam agregar as ciências que as duas áreas têm em

comum para encontrar a solução da equação, o ponto

de equilíbrio capaz de aumentar o grau de certeza do

“planejamento da demanda”, ainda na casa dos 70%

(quando deveria ser, nomínimo, 95%), reduzir o

working

capital

ou nível de estoque na casa dos 10% das vendas

brutas anuais e, consequentemente, provocar uma

redução do custo total de logística. Atualmente, este

custo corresponde a 5% (isso mesmo!) sobre o valor de

vendas dos produtos de consumo.

Conclusão “temporária” para a Logística ilimitada:

a hora é agora! É preciso fazer uma profunda releitura

da gestão por processos. Entre a teoria e a prática,

fique com as duas. Então, minha sugestão de leitura

mínima é: Peter Drucker na área de administração;

Philip Kotler para assuntos relacionados ao mundo do

marketing; Douglas Lambert para logística; e Martin

Christopher para complementar o tema comumpouco

de Supply chain management.

JG Vantine

Diretor-geral da Vantine Consulting e autor do livro

Nos caminhos da logística

(NTC&Logística, 2012)

“Odrama das empresas é que estão

projetando negócios no século 20,

combase no conhecimento do

século 19, para atuaremno século 21”

Michael Hammer, início dos anos de 1990

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