Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  26 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 26 / 184 Next Page
Page Background

A

demandapor bens e serviços alimentauma

cadeiaprodutivadevalorquese iniciadesde

aobtençãodamatéria-prima, passandopor

diferentesagentes(comoosoperadoreslogís-

ticos), a empresa produtora e seus terceiros, até chegar à

comercializaçãodo varejo, onde está o consumidor final.

Esse consumidor é refém de todos os custos envolvidos

nos processos demovimentação, estocageme produção

dessesbens. Logo, quantomais tempo for gastoparaesto-

car,movimentareentregarmercadorias,maioresserãoos

custos associados a esse processo e, consequentemente,

mais o consumidor paga por isso.

Diante dessa realidade, o gerenciamento da logística,

como definição do Council of LogisticsManagement, “é

o processo de planejamento, implementação e controle

eficiente da armazenagem, movimentação demateriais

(matérias-primas, produtos em processo e produtos

empacotados) e informações relacionadas desde oponto

de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de

atender à demanda dos clientes a umcusto competitivo”.

Aliado a essa definição, tem-se que o gerenciamento da

cadeia de abastecimento “é a integração dos principais

processosdenegóciodousuáriofinal atéos fornecedores

dosprodutos, serviçose informaçõesqueadicionamvalor

paraclienteseacionistas”,comomostraoTheInternational

Center for Competitive Excelence (

ver figura abaixo, com

os principais elos e fluxos da cadeia logística

)

Ao planejar, operar e controlar o fluxo de produtos, a

logística deve usar intensamente uma ampla gama de

informações, demodo a ofertar produtos na quantidade

exigida pelo cliente, a umcustomínimo, nos locais e no

período de tempo solicitados. E o Brasil não pode ficar

para trás. Com os mercados cada vez mais competiti-

vos, aumentam as exigências de custos mais baixos,

remessas mais pontuais e uma maior confiabilidade na

entrega dos produtos aos clientes. Logo, para potenciali-

zar odesempenhode nosso comércio exterior e para que

a economia do país possa crescer em ritmo ainda mais

acelerado, são necessárias ações pragmáticas para ade-

quar e ampliar a infraestrutura atual, com aplicação de

recursos financeiros na execução de projetos e na capa-

citação de pessoal. A atual rede integrada de transporte

A falta e amá qualificação da infraestrutura e de pessoal acabampor acarretar

uma ineficiência enorme no transporte, gerando aumento dos prazos de entrega,

dos custos de frete e do volume de perdas e riscos de avarias nas cargas

Fontes

Fornecedor

Fabricante

Distribuidor

Varejo

Cliente

informações

materiais

principais elos e fluxos da cadeia logística

Fonte:

BALLOU,RonaldH.LogísticaEmpresarial.

S

ãoPaulo:Atlas

,1993.p.35 (adaptado)

shutterstock

Gestão do transporte

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

26