A
demandapor bens e serviços alimentauma
cadeiaprodutivadevalorquese iniciadesde
aobtençãodamatéria-prima, passandopor
diferentesagentes(comoosoperadoreslogís-
ticos), a empresa produtora e seus terceiros, até chegar à
comercializaçãodo varejo, onde está o consumidor final.
Esse consumidor é refém de todos os custos envolvidos
nos processos demovimentação, estocageme produção
dessesbens. Logo, quantomais tempo for gastoparaesto-
car,movimentareentregarmercadorias,maioresserãoos
custos associados a esse processo e, consequentemente,
mais o consumidor paga por isso.
Diante dessa realidade, o gerenciamento da logística,
como definição do Council of LogisticsManagement, “é
o processo de planejamento, implementação e controle
eficiente da armazenagem, movimentação demateriais
(matérias-primas, produtos em processo e produtos
empacotados) e informações relacionadas desde oponto
de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de
atender à demanda dos clientes a umcusto competitivo”.
Aliado a essa definição, tem-se que o gerenciamento da
cadeia de abastecimento “é a integração dos principais
processosdenegóciodousuáriofinal atéos fornecedores
dosprodutos, serviçose informaçõesqueadicionamvalor
paraclienteseacionistas”,comomostraoTheInternational
Center for Competitive Excelence (
ver figura abaixo, com
os principais elos e fluxos da cadeia logística
)
Ao planejar, operar e controlar o fluxo de produtos, a
logística deve usar intensamente uma ampla gama de
informações, demodo a ofertar produtos na quantidade
exigida pelo cliente, a umcustomínimo, nos locais e no
período de tempo solicitados. E o Brasil não pode ficar
para trás. Com os mercados cada vez mais competiti-
vos, aumentam as exigências de custos mais baixos,
remessas mais pontuais e uma maior confiabilidade na
entrega dos produtos aos clientes. Logo, para potenciali-
zar odesempenhode nosso comércio exterior e para que
a economia do país possa crescer em ritmo ainda mais
acelerado, são necessárias ações pragmáticas para ade-
quar e ampliar a infraestrutura atual, com aplicação de
recursos financeiros na execução de projetos e na capa-
citação de pessoal. A atual rede integrada de transporte
A falta e amá qualificação da infraestrutura e de pessoal acabampor acarretar
uma ineficiência enorme no transporte, gerando aumento dos prazos de entrega,
dos custos de frete e do volume de perdas e riscos de avarias nas cargas
Fontes
Fornecedor
Fabricante
Distribuidor
Varejo
Cliente
informações
materiais
principais elos e fluxos da cadeia logística
Fonte:
BALLOU,RonaldH.LogísticaEmpresarial.
S
ãoPaulo:Atlas,1993.p.35 (adaptado)
shutterstock
Gestão do transporte
Revista da ESPM
|março/abril de 2014
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