Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  28 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 28 / 184 Next Page
Page Background

atrasos de viagens, queda no nível de serviço prestado

pelos transportadores aéreos e falta de credibilidade em

relação a esse sistema por parte dos usuários. Segundo

dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres

(ANTT), em 2010, o modal aéreo participou da matriz

de transporte de carga com apenas 0,4% do total, ope-

rando em 32 aeroportos que possuem terminais de

processamento de cargas aéreas. Está em andamento

o programa de concessões aeroportuárias do governo

federal, que teve início no ano passado, como leilão dos

aeroportos de Cumbica, Viracopos, Galeão e Confins.

Destaca-se que o Brasil tem, aproximadamente, 4.280

aeroportos. Só que apenas oito têm pistas de pouso e

decolagem capacitadas para receber aviões mais pesa-

dos e de grande porte.

Quanto aomodal rodoviário, verifica-se uma grande

incidência de rodovias emprecárias condições de con-

servação e funcionalidade, o que eleva os riscos de

No Brasil, o custo do frete ferroviário chega a ser três vezes

mais barato que o rodoviário, mas a velocidademédia de tráfego das

composições de carga brasileiras está entre asmais baixas domundo,

o que torna o nosso paísmais lento no escoamento da produção

Gestão do transporte

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

28