atrasos de viagens, queda no nível de serviço prestado
pelos transportadores aéreos e falta de credibilidade em
relação a esse sistema por parte dos usuários. Segundo
dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), em 2010, o modal aéreo participou da matriz
de transporte de carga com apenas 0,4% do total, ope-
rando em 32 aeroportos que possuem terminais de
processamento de cargas aéreas. Está em andamento
o programa de concessões aeroportuárias do governo
federal, que teve início no ano passado, como leilão dos
aeroportos de Cumbica, Viracopos, Galeão e Confins.
Destaca-se que o Brasil tem, aproximadamente, 4.280
aeroportos. Só que apenas oito têm pistas de pouso e
decolagem capacitadas para receber aviões mais pesa-
dos e de grande porte.
Quanto aomodal rodoviário, verifica-se uma grande
incidência de rodovias emprecárias condições de con-
servação e funcionalidade, o que eleva os riscos de
No Brasil, o custo do frete ferroviário chega a ser três vezes
mais barato que o rodoviário, mas a velocidademédia de tráfego das
composições de carga brasileiras está entre asmais baixas domundo,
o que torna o nosso paísmais lento no escoamento da produção
Gestão do transporte
Revista da ESPM
|março/abril de 2014
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