quebra mecânica dos veículos e de graves acidentes.
Segundo pesquisa da ConfederaçãoNacional do Trans-
porte (CNT), em2009, amalha rodoviária brasileira apre-
sentava uma extensão de 1.580.809 quilômetros, sendo
somente 212.618 quilômetros de pistas pavimentadas
ou 13,4% do total de rodovias no país. Esse cenário com-
promete a qualidade e a segurança dos fluxos de carga e
de pessoas, o que acaba por restringir a integração com
os demais modais, além de gerar custos operacionais
elevados, em razão de problemas mecânicos que ocor-
remnos veículos de carga, devido aos buracos. Ou seja,
o estudo da CNT mostra que, além do baixo índice de
pavimentação damalha rodoviária do país, observa-se
um elevado grau de deterioração das poucas estradas
pavimentadas, o que compromete todo o sistema logís-
tico, alimentando, assim, o chamado custo Brasil. No
transporte rodoviário, o plano de concessões prevê o
leilão de nove trechos, que atingem a marca de 7,5 mil
quilômetros. Num levantamento feito em 2012, a CNT
prevê que serão necessários R$ 177,5 bilhões para cons-
truir 9,6 mil quilômetros de estradas e adequar outros
51 mil quilômetros de vias.
No transporte ferroviário, por sua vez, observa-seuma
necessidade de expressivos investimentos do governo
federal na ampliaçãodamalhapara localidades que apre-
sentamgrande ofertade cargas a granel. Segundo estudo
da CNT, em2009, o Brasil tinha umamalha ferroviária
Para omodal ferroviário, o governo federal
planeja conceder ao setor privado 12 ferrovias,
que irão exigir um investimento deR$ 91,1 bilhões
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março/abrilde2014|
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