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quebra mecânica dos veículos e de graves acidentes.

Segundo pesquisa da ConfederaçãoNacional do Trans-

porte (CNT), em2009, amalha rodoviária brasileira apre-

sentava uma extensão de 1.580.809 quilômetros, sendo

somente 212.618 quilômetros de pistas pavimentadas

ou 13,4% do total de rodovias no país. Esse cenário com-

promete a qualidade e a segurança dos fluxos de carga e

de pessoas, o que acaba por restringir a integração com

os demais modais, além de gerar custos operacionais

elevados, em razão de problemas mecânicos que ocor-

remnos veículos de carga, devido aos buracos. Ou seja,

o estudo da CNT mostra que, além do baixo índice de

pavimentação damalha rodoviária do país, observa-se

um elevado grau de deterioração das poucas estradas

pavimentadas, o que compromete todo o sistema logís-

tico, alimentando, assim, o chamado custo Brasil. No

transporte rodoviário, o plano de concessões prevê o

leilão de nove trechos, que atingem a marca de 7,5 mil

quilômetros. Num levantamento feito em 2012, a CNT

prevê que serão necessários R$ 177,5 bilhões para cons-

truir 9,6 mil quilômetros de estradas e adequar outros

51 mil quilômetros de vias.

No transporte ferroviário, por sua vez, observa-seuma

necessidade de expressivos investimentos do governo

federal na ampliaçãodamalhapara localidades que apre-

sentamgrande ofertade cargas a granel. Segundo estudo

da CNT, em2009, o Brasil tinha umamalha ferroviária

Para omodal ferroviário, o governo federal

planeja conceder ao setor privado 12 ferrovias,

que irão exigir um investimento deR$ 91,1 bilhões

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março/abrilde2014|

RevistadaESPM

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