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— formadapor infraestruturascomoasviaseos terminais

intermodais — é prioritária, uma vez que ela garante um

melhor acesso aos locais onde a demanda por produtos

acontece. E, ainda, permite planejar o deslocamento da

produçãode formaautilizar a combinaçãomais eficiente

das modalidades de transporte disponíveis como rodo-

viário, ferroviário, hidroviário e aéreo. Contudo, a falta e

amá qualificação da infraestrutura e de pessoal acabam

por acarretar uma ineficiência enorme no transporte,

gerando aumento dos prazos de entrega, dos custos de

frete e do volume de perdas e riscos de avarias nas car-

gas. Aprodutividade do transporte de cargas brasileiro é

deaproximadamente22%apenas, emcomparaçãoaosis-

temade transportedosEstadosUnidos, dadoqueo tempo

de umproduto sair das empresas brasileiras e chegar ao

consumidor é de 90 dias, sendo que para o consumidor

americano esse prazo é de 70 dias.

Outro exemplo significativo é o custo de produção de

uma tonelada de soja no Brasil em relação ao custo de

produzir o grão nos Estados Unidos. A diferença é de

US$ 50 a favor do Brasil, mas no quesito custo do trans-

porte (por tonelada), o Brasil perde, aproximadamente,

US$ 70 em relação ao transporte americano, fazendo

com que o custo logístico venha eliminar a vantagem

de produzir mais barato. Logo, produzir e transportar

soja nos Estados Unidos fica US$ 20 dólares (por tone-

lada) mais em conta do que no Brasil.

O cenário brasileiro atual apresenta alguns proble-

mas emsua intermodalidade, sendo que omodal aéreo

vemvivenciando sucessivas crises relacionadas ao con-

trole e à infraestrutura operacional, o que tem gerado

Háaproximadamente4.280aeroportos

noBrasil.Masapenasoito têmpistasde

pousosedecolagemcapacitadaspara receber

aviõesmaispesadosedegrandeporte

OBrasil perde US$ 70 emrelação ao

transporte americano, fazendo com

que o custo logístico venha eliminar a

vantagemde produzirmais barato

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março/abrilde2014|

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