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Revista da ESPM

|março/abril de 2014

McDonald’s

Para oMcDonald’s, a logística é o coração do negócio que alimenta diariamente

4,3milhões de consumidores presentes naAméricaLatina e noCaribe

Especial Logística

Maior franquiadomundodamarcaMcDonald’s, aArcos

Dourados opera 1.948 restaurantes em 20 países na

América Latina e no Caribe, que juntos atendemcerca

de 4,3milhões de clientes todos os dias. Para alimentar

essa demanda crescente, o SistemaMcDonald’s conta

com uma complexa operação, que transforma a logís-

tica emelemento vital para o funcionamento do negó-

cio. “Para nós, a logística é análoga ao coração para o

corpo humano. É o órgão que bombeia sangue para os

demais órgãos”, compara Celso Cruz, diretor de

supply

chain

noMcDonald’s Brasil. “Omelhor exemplo disso é

a expansão registrada pelamarcaMcDonald´s em2013.

Dos 84 novos restaurantes, 21 aconteceram em novas

cidades ao redor do país. A abertura desses novosmer-

cados só foi possível pormeio de uma logística eficiente

e com custo competitivo.”

O executivo explica que para o bom funcionamento

do sistema, a Arcos Dourados trabalha em conjunto

com um único operador logístico no Brasil. “Essa par-

ceria nos permite otimizar toda a operação logística e

adotar várias frentes de trabalho em conjunto, como

a abertura de novos centros de distribuição adequa-

damente localizados para equilibrar o custo logístico

como custo tributário.” Outro projeto emandamento é

a adequação da frota de veículos de forma a adaptar-se

às inúmeras restrições de circulação de caminhões nas

regiões centrais das principais metrópoles. “Também

utilizamos umpotente softwarede roteirizaçãoque visa

à otimização do uso dos caminhões, alémde promover

a instalação de rastreadores e intercomunicadores que

garantem a segurança do motorista e da carga”, acres-

centa o executivo, citando outra iniciativa relevante

para o negócio. “Em todos os veículos, promovemos a

instalação de um

software

que evidencia a forma como

omotorista temmanuseado seu caminhão em termos

de freadas, arrancadas, inclinação nas curvas.”

De acordo com o diretor de supply chain no McDo-

nald’s, uma das características da rede relacionada à

distribuição, otimização e movimentação de estoques

é o

modus operandi

para as entregas aos restaurantes. “A

Martin-Brower é a única empresa no Brasil que detéma

tecnologia ‘3 em 1’. Isso significa que, em uma mesma

entregaaosmaisde800restaurantesnoBrasil, sãoenvia-

dos todos os produtos solicitados pelo gerentedo restau-

rante: os congelados a -25ºC (como as batatas e carnes,

por exemplo); os resfriados entre 1 e 4ºC (hortifrúti); e os

secos à temperatura ambiente (embalagens). Tudoentre-

gue de uma só vez e com hora marcada.” Esse processo

permite ao franqueado trabalhar com estoques otimi-

zados, garantindo sempre produtos frescos e evitando

desperdícios.Outrobomexemplodesolução tecnológica

que visa a otimização de tempo, de espaço e, principal-

mente, de capital, é o uso do Sistema Eletrônico de Pedi-

dos via Web, por meio do site da Martin-Brower acessí-

vel ao gerente do restaurante. “Combase no estoque no

restaurante e na projeção de vendas, o próprio sistema

sugere ao restaurante a quantidade a ser solicitada de

cada ingrediente”, informa Cruz.

Elesamammuitotudo isso!