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Revista da ESPM
|março/abril de 2014
McDonald’s
Para oMcDonald’s, a logística é o coração do negócio que alimenta diariamente
4,3milhões de consumidores presentes naAméricaLatina e noCaribe
Especial Logística
Maior franquiadomundodamarcaMcDonald’s, aArcos
Dourados opera 1.948 restaurantes em 20 países na
América Latina e no Caribe, que juntos atendemcerca
de 4,3milhões de clientes todos os dias. Para alimentar
essa demanda crescente, o SistemaMcDonald’s conta
com uma complexa operação, que transforma a logís-
tica emelemento vital para o funcionamento do negó-
cio. “Para nós, a logística é análoga ao coração para o
corpo humano. É o órgão que bombeia sangue para os
demais órgãos”, compara Celso Cruz, diretor de
supply
chain
noMcDonald’s Brasil. “Omelhor exemplo disso é
a expansão registrada pelamarcaMcDonald´s em2013.
Dos 84 novos restaurantes, 21 aconteceram em novas
cidades ao redor do país. A abertura desses novosmer-
cados só foi possível pormeio de uma logística eficiente
e com custo competitivo.”
O executivo explica que para o bom funcionamento
do sistema, a Arcos Dourados trabalha em conjunto
com um único operador logístico no Brasil. “Essa par-
ceria nos permite otimizar toda a operação logística e
adotar várias frentes de trabalho em conjunto, como
a abertura de novos centros de distribuição adequa-
damente localizados para equilibrar o custo logístico
como custo tributário.” Outro projeto emandamento é
a adequação da frota de veículos de forma a adaptar-se
às inúmeras restrições de circulação de caminhões nas
regiões centrais das principais metrópoles. “Também
utilizamos umpotente softwarede roteirizaçãoque visa
à otimização do uso dos caminhões, alémde promover
a instalação de rastreadores e intercomunicadores que
garantem a segurança do motorista e da carga”, acres-
centa o executivo, citando outra iniciativa relevante
para o negócio. “Em todos os veículos, promovemos a
instalação de um
software
que evidencia a forma como
omotorista temmanuseado seu caminhão em termos
de freadas, arrancadas, inclinação nas curvas.”
De acordo com o diretor de supply chain no McDo-
nald’s, uma das características da rede relacionada à
distribuição, otimização e movimentação de estoques
é o
modus operandi
para as entregas aos restaurantes. “A
Martin-Brower é a única empresa no Brasil que detéma
tecnologia ‘3 em 1’. Isso significa que, em uma mesma
entregaaosmaisde800restaurantesnoBrasil, sãoenvia-
dos todos os produtos solicitados pelo gerentedo restau-
rante: os congelados a -25ºC (como as batatas e carnes,
por exemplo); os resfriados entre 1 e 4ºC (hortifrúti); e os
secos à temperatura ambiente (embalagens). Tudoentre-
gue de uma só vez e com hora marcada.” Esse processo
permite ao franqueado trabalhar com estoques otimi-
zados, garantindo sempre produtos frescos e evitando
desperdícios.Outrobomexemplodesolução tecnológica
que visa a otimização de tempo, de espaço e, principal-
mente, de capital, é o uso do Sistema Eletrônico de Pedi-
dos via Web, por meio do site da Martin-Brower acessí-
vel ao gerente do restaurante. “Combase no estoque no
restaurante e na projeção de vendas, o próprio sistema
sugere ao restaurante a quantidade a ser solicitada de
cada ingrediente”, informa Cruz.
Elesamammuitotudo isso!