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Revista da ESPM
|março/abril de 2014
ViaVarejo
(CasasBahiae Pontofrio)
Responsável pela administração das redesCasas Bahia ePontofrio, aViaVarejo
trata a logística como o instrumento capaz de realizar os sonhos de seus clientes
“Para o nosso negócio, a entrega do produto emperfeitas
condições enoprazoacordadoé tão importantequantoa
venda.”EssaéaopiniãodeMarceloLopes,vice-presidente
de infraestruturadaViaVarejo, empresaqueadministraa
CasasBahiaeoPontofrio.“Logo,todososinvestimentosna
árearefletemaimplementaçãodeiniciativasparaaobten-
çãodeganhosdeeficiência, a racionalizaçãodecustosea
melhorianaqualidadedoserviçooferecido, beneficiando
aoperaçãoeonível de satisfaçãodoconsumidor.”
SegundooVPdaViaVarejo, oobjetivodaárea logística
da companhia é garantir a entregade aproximadamente
1,2milhão de encomendasmensais em todo o território
nacional. Tal posicionamento tem possibilitado a cria-
ção de diversos cases logísticos. Um deles é tão simples
quanto comprar um produto parcelado na Casas Bahia.
É o envio de umalerta via SMS para o consumidor sobre
o posicionamento da entrega na véspera da data agen-
dada. Isso evita o retorno ao depósito de pedidos com o
status
de “cliente ausente”. “Somentena semana de 9 a 14
de dezembro, quando a iniciativa foi implantada, houve
uma redução de 22% no percentual de clientes ausentes
nomomentoda entrega”, assegura Lopes.
Em outra frente, a Via Varejo aumentou em 30% sua
frota, queagoracontacom3,1mil caminhões. Apartir de
setembrode2013,tambémdistribuiusetemiltabletspara
seusmontadoresetécnicosdemontagem.“Estamostraba-
lhandocomumnovosistemaderoteirização,quegerencia
os endereços de entrega e a frota de caminhões dosCDs,
paraqueosmotoristas consigamfazer as rotasnomenor
tempo possível, comomáximo de carga”, explica Lopes,
que trabalha commaisde cemparceiros logísticos. “Mas
todaagestãodonegócioestásobnossaresponsabilidade.”
No anopassado, a empresa inaugurou três centros de
distribuição: Camaçari (BA); Contagem(MG); eArujá (SP).
Com isso, a Via Varejo passou a ter 14 CDs e dez entre-
postos, estrategicamente localizadospara regionalizar e
agilizar tantooabastecimentodas lojasquantoaentrega
na casa dos clientes. Commenor capacidade de armaze-
nagememcomparação aosCDs, esses entrepostos rece-
bem a carga de grandes caminhões e redistribuem os
itensparacaminhõesmenores, que realizamentregaem
zonas específicas. “Nossas iniciativas tambémincluem
omelhor planejamentode demanda entreCDs, terceiri-
zação de parte da frota e otimização da equipe de mon-
tagem, como uso de tecnologia como ferramenta para a
roteirização dos atendimentos”, acrescenta Lopes.
Osegredoda“dedicaçãototal”
Especial Logística