março/abrilde2014|
RevistadaESPM
99
“Medimos
absolutamentetudo”
Por Alexandre Teixeira
Foto: Divulgação
N
o fim de 2013, o conglomerado chamado Sistema Integrado Mar-
tins (SIM) completou 60 anos de história, com faturamento de
R$ 4,3 bilhões. Bem mais conhecido como Grupo Martins, ele é o
maior atacadista do país, com presença em todos os municípios
brasileiros, alcançados por uma frota de 1,1 mil veículos, 400 vendedores e
540 operadores de televendas. Como se pode imaginar, trata-se de um gigante
da logística. A empresa tem hoje 165 mil metros quadrados de área coberta
para armazenagem de mercadorias, o equivalente à área construída do Caste-
lão, estádio que receberá jogos da Copa do Mundo, em Fortaleza (CE).
Graças a uma política de descentralização, além da matriz em Uberlândia
(MG), há uma central de distribuição em Barueri (SP), cinco Unidades Regionais
de Negócio — em Camaçari (BA), Jaboatão (PE), Manaus (AM), João Pessoa (PB) e
Ananindeua (PA) — e um centro de distribuição em São Luís (MA). São 4.580 cola-
boradores para abastecer 350mil varejistas, comaté 280 categorias de produtos.
Atualmente, o SIM é composto por uma série de empresas, como o Tribanco,
a Rede Smart e o eFácil — esse último, um site de comércio eletrônico. Atuando
com supermercados, farmácias, informática, telecomunicações, veterinária e
material de construção, o conglomerado registrou crescimento de mais de 15%
no ano passado. Enquanto isso, a economia nacional avançoumeros 2%.
À frente dessa operação está o paulista Walter Faria, CEO do Martins desde
fevereiro de 2010. Nesta entrevista, ele revela como os investimentos na mo-
dernização dos sistemas de gestão e nos processos de logística resultaram em
ganhos de eficiência e propiciaram aumentos de market share nas principais
categorias de mercado.