Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  99 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 99 / 184 Next Page
Page Background

março/abrilde2014|

RevistadaESPM

99

“Medimos

absolutamentetudo”

Por Alexandre Teixeira

Foto: Divulgação

N

o fim de 2013, o conglomerado chamado Sistema Integrado Mar-

tins (SIM) completou 60 anos de história, com faturamento de

R$ 4,3 bilhões. Bem mais conhecido como Grupo Martins, ele é o

maior atacadista do país, com presença em todos os municípios

brasileiros, alcançados por uma frota de 1,1 mil veículos, 400 vendedores e

540 operadores de televendas. Como se pode imaginar, trata-se de um gigante

da logística. A empresa tem hoje 165 mil metros quadrados de área coberta

para armazenagem de mercadorias, o equivalente à área construída do Caste-

lão, estádio que receberá jogos da Copa do Mundo, em Fortaleza (CE).

Graças a uma política de descentralização, além da matriz em Uberlândia

(MG), há uma central de distribuição em Barueri (SP), cinco Unidades Regionais

de Negócio — em Camaçari (BA), Jaboatão (PE), Manaus (AM), João Pessoa (PB) e

Ananindeua (PA) — e um centro de distribuição em São Luís (MA). São 4.580 cola-

boradores para abastecer 350mil varejistas, comaté 280 categorias de produtos.

Atualmente, o SIM é composto por uma série de empresas, como o Tribanco,

a Rede Smart e o eFácil — esse último, um site de comércio eletrônico. Atuando

com supermercados, farmácias, informática, telecomunicações, veterinária e

material de construção, o conglomerado registrou crescimento de mais de 15%

no ano passado. Enquanto isso, a economia nacional avançoumeros 2%.

À frente dessa operação está o paulista Walter Faria, CEO do Martins desde

fevereiro de 2010. Nesta entrevista, ele revela como os investimentos na mo-

dernização dos sistemas de gestão e nos processos de logística resultaram em

ganhos de eficiência e propiciaram aumentos de market share nas principais

categorias de mercado.