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Entretenimento

Revista da ESPM

| janeiro/fevereirode 2014

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grandes produções hollywoodianas e, emmenor escala,

as bollywoodianas. Tambémchamadas de

blockbuster

e

mainstream

, essas superproduções se caracterizampelo

forte apelo no roteiro, pela presença de atores e atrizes

consagrados, por constituíremcerca de 80% do cinema

mundial e teremumesquema operacional bastante sim-

plificado de atuação nos mercados externos.

Geralmente, a estreia local ocorre emgrandes feriados

nacionais e é precedida por campanhas publicitárias de

milhões de dólares. O filme

remake Gojira

, isto é,

God-

zilla

, estreou no Memorial Holiday, em 1998, seguindo

a mesma estratégia de

Independence Day

, da dupla Dean

Devlin e Roland Emmerich. O filme, antes de ser lan-

çado, teve uma apresentação especial no encerramento

do Festival deCannes, em1998. Apartir dopróximo ano,

os dois filmes terão

remakes

, com linguagem atualizada

para a geraçãoY. Umanoantesda estreiade

Independence

Day

, ofilme

Jurassic Park: The LostWorld

foi lançadonesse

mesmo final de semana e faturou, embilheteria, US$ 90

milhões, tornando-se o segundo maior sucesso de 1997.

Esses exemplosmostramque, inicialmente, omarketing

deve ser concentrado localmente, sendo válidas diferen-

tes ações para que a bilheteria se realize de forma efetiva.

Outroexemploéofilme

BatmanBegins

, deChristopher

Nolan, que obteve boa bilheteria na semana de estreia,

em2005, porém, quando projetado convencionalmente,

ovalor arrecadadonão justificariauma sequência. Entre-

tanto, a propaganda informal positivados que assistiram

aofilme e a classificaçãoCinemaScorefizeramcomque a

bilheteria se repetisse nas três semanas seguintes, ultra-

passando amarca deUS$ 200milhões, o que justificou o

investimento emnovas produções sobre omesmo tema.

Depois da estreia local, o filme parte para ser lançado

mundialmente. Tal estratégia costuma ser precedida por

press releases

, inserção de reportagens em veículos de

comunicação, visitasde atores ediretores, apresentações

especiais (para a obtenção de crítica favorável pelos dife-

rentes influenciadoresdeopinião) egrandesaçõespromo-

cionais no intuitode cativar opúblico emgeral. Às vezes,

umacertaconfidencialidade tornaoeventomaisatrativo.

Produções como

Guerra Mundial Z

, de Marc Foster, e

O

Homemde Aço

, de Zack Snyder, garantemexposições, às

vezes espontâneas, nos meios de comunicação, melho-

randoo resultadodas bilheterias regionais. Abemda ver-

dade, oCiclodeVida doProduto (CVP) cinematográfico é

bastante diferente de produtos e serviços convencionais,

pois geralmente suaprimeira fase é caracterizadapor um

grandeperíododepesquisa eplanejamento, que culmina

na pré-produção. Todas as fases seguintes, considerando

somente o filme, são curtas, mas exigem esforço e con-

trole antecipados e pesados. Essa etapa envolve desde a

comunicação prévia para gerar demanda primária, na

ocasião do lançamento, até outras produções concorren-

tes diretas e indiretas, implicando também negociação

préviacomodistribuidor. Exemplodessas características

diferenciadas é o filme

João e Maria

, de TommyWirkola,

cuja bilheteria nos EUA não justificaria uma sequência,

poréma bilheteriamundial, aliada aobaixo custoda pro-

dução, sugere que esta possa ocorrer.

Hoje,assuperproduçõesamericanasutilizaminúmeros

canais de distribuição. Umdeles é o

pay-per-view

. Depen-

dendo da duração do sucesso dofilme e dos esquemas de

merchandising, essa é uma possibilidade, depois de um

período de três a seis meses. Outra possibilidade é o

sell

through

, isto é, a comercialização para uso doméstico,

depois de nomínimo outros trêsmeses.

JáosDVDs oferecemrecursos extrasparaos apaixona-

dospor cinema. Alémdofilme, elesapresentamumasérie

de conteúdos adicionais, visando estimular a compra em

pacotes especiais.

OHulk

, deAngLee, rendeuemtornode

RichRoss, presidente do estúdioDisney, foi demitido após

o fracasso do filme

JohnCarter – Entre doismundos

, que

deveria faturar US$ 700milhões para recuperar o capital.

Mas atingiu apenas uma receita deUS$ 269milhões

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