Entretenimento
Revista da ESPM
| janeiro/fevereirode 2014
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grandes produções hollywoodianas e, emmenor escala,
as bollywoodianas. Tambémchamadas de
blockbuster
e
mainstream
, essas superproduções se caracterizampelo
forte apelo no roteiro, pela presença de atores e atrizes
consagrados, por constituíremcerca de 80% do cinema
mundial e teremumesquema operacional bastante sim-
plificado de atuação nos mercados externos.
Geralmente, a estreia local ocorre emgrandes feriados
nacionais e é precedida por campanhas publicitárias de
milhões de dólares. O filme
remake Gojira
, isto é,
God-
zilla
, estreou no Memorial Holiday, em 1998, seguindo
a mesma estratégia de
Independence Day
, da dupla Dean
Devlin e Roland Emmerich. O filme, antes de ser lan-
çado, teve uma apresentação especial no encerramento
do Festival deCannes, em1998. Apartir dopróximo ano,
os dois filmes terão
remakes
, com linguagem atualizada
para a geraçãoY. Umanoantesda estreiade
Independence
Day
, ofilme
Jurassic Park: The LostWorld
foi lançadonesse
mesmo final de semana e faturou, embilheteria, US$ 90
milhões, tornando-se o segundo maior sucesso de 1997.
Esses exemplosmostramque, inicialmente, omarketing
deve ser concentrado localmente, sendo válidas diferen-
tes ações para que a bilheteria se realize de forma efetiva.
Outroexemploéofilme
BatmanBegins
, deChristopher
Nolan, que obteve boa bilheteria na semana de estreia,
em2005, porém, quando projetado convencionalmente,
ovalor arrecadadonão justificariauma sequência. Entre-
tanto, a propaganda informal positivados que assistiram
aofilme e a classificaçãoCinemaScorefizeramcomque a
bilheteria se repetisse nas três semanas seguintes, ultra-
passando amarca deUS$ 200milhões, o que justificou o
investimento emnovas produções sobre omesmo tema.
Depois da estreia local, o filme parte para ser lançado
mundialmente. Tal estratégia costuma ser precedida por
press releases
, inserção de reportagens em veículos de
comunicação, visitasde atores ediretores, apresentações
especiais (para a obtenção de crítica favorável pelos dife-
rentes influenciadoresdeopinião) egrandesaçõespromo-
cionais no intuitode cativar opúblico emgeral. Às vezes,
umacertaconfidencialidade tornaoeventomaisatrativo.
Produções como
Guerra Mundial Z
, de Marc Foster, e
O
Homemde Aço
, de Zack Snyder, garantemexposições, às
vezes espontâneas, nos meios de comunicação, melho-
randoo resultadodas bilheterias regionais. Abemda ver-
dade, oCiclodeVida doProduto (CVP) cinematográfico é
bastante diferente de produtos e serviços convencionais,
pois geralmente suaprimeira fase é caracterizadapor um
grandeperíododepesquisa eplanejamento, que culmina
na pré-produção. Todas as fases seguintes, considerando
somente o filme, são curtas, mas exigem esforço e con-
trole antecipados e pesados. Essa etapa envolve desde a
comunicação prévia para gerar demanda primária, na
ocasião do lançamento, até outras produções concorren-
tes diretas e indiretas, implicando também negociação
préviacomodistribuidor. Exemplodessas características
diferenciadas é o filme
João e Maria
, de TommyWirkola,
cuja bilheteria nos EUA não justificaria uma sequência,
poréma bilheteriamundial, aliada aobaixo custoda pro-
dução, sugere que esta possa ocorrer.
Hoje,assuperproduçõesamericanasutilizaminúmeros
canais de distribuição. Umdeles é o
pay-per-view
. Depen-
dendo da duração do sucesso dofilme e dos esquemas de
merchandising, essa é uma possibilidade, depois de um
período de três a seis meses. Outra possibilidade é o
sell
through
, isto é, a comercialização para uso doméstico,
depois de nomínimo outros trêsmeses.
JáosDVDs oferecemrecursos extrasparaos apaixona-
dospor cinema. Alémdofilme, elesapresentamumasérie
de conteúdos adicionais, visando estimular a compra em
pacotes especiais.
OHulk
, deAngLee, rendeuemtornode
RichRoss, presidente do estúdioDisney, foi demitido após
o fracasso do filme
JohnCarter – Entre doismundos
, que
deveria faturar US$ 700milhões para recuperar o capital.
Mas atingiu apenas uma receita deUS$ 269milhões
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