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janeiro/fevereirode2014|

RevistadaESPM

117

US$130milhõesnasprimeirassemanasnomercadoame-

ricano, não se constituindo necessariamente numfilme

de grande bilheteria, porémvendeumais de seismilhões

deDVDs na semana de lançamento nomesmomercado,

tornando-seumgrandesucessonosegmentode

homevideo

e possibilitando uma sequência. Nesse caso, destina-se a

dois tiposdepúblico: aquelesquecomercializameoutros,

como as pessoas físicas, para entretenimento.

Emoutra frente, aTVacaboéutilizadaemumsegundo

momento. Mais de um ano após o lançamento, o filme

é exibido na TV a cabo. Depois demais umano, a super-

produção vai para a TV aberta, gerando o aluguel perió-

dico e renovável a partir da negociação de pacotes com

filmes e seriados.

Ainda é possível realizar um relançamento, como,

por exemplo, a versão do diretor e remasterização, como

ocorreu coma trilogia

Star Wars

ou

Gone With the Wind

,

recomeçando um novo ciclo de vida nos cinemas. Fato

é, por exemplo, que a atualização da tecnologia 3-D em

Avatar

(2010), de James Cameron, impulsionou umnovo

ciclo de vida comercial a outros filmes, como a trilogia

Jurassic Park

, em 2013.

Sem um final feliz?

Comoomercadoamericano temsofridoquedas sensíveis

na arrecadação das bilheterias, ora pela falta de criativi-

dadee inovaçãonos roteiros, orapelos errosdemarketing

regional e internacional, os investidores do setor muda-

ramsuas estratégias emrelação aos seus investimentos,

bem como a forma de captação de receita. As produções

passarama ser realizadas em locais emque há facilidade

de obtençãode incentivosfiscais e custosmenores. Além

disso, a receita agora é avaliada no desempenho total no

mercado internacional, uma vezque abilheteriamundial

temaumentado numa proporçãomaior (6%, em2012) do

que a dos Estados Unidos, muito pelo crescimento dos

emergentes, como China e Rússia, e também pela novi-

dade gerada pelo formato 3-D.

Observa-sequehouveumamudançana lógicadosestú-

dios, comadiversificaçãodosmeiosdedivulgação. Nessa

nova ótica, as sequências de

CapitãoAmérica

e

Thor

serão

possíveis, considerando o mercado global e outros pro-

dutos de sustentação, como

Os Vingadores

. Atualmente,

os mercados mais significativos e alvo das estratégias

são: China, Japão, Reino Unido, França, Índia, Alema-

nha, Coreia do Sul, Rússia, Austrália e Brasil. Agora, de

nada adianta desenvolver estratégias altamente criati-

vas de comunicação integrada e de marketing interna-

cional se não houver a oferta de umbomproduto aomer-

cado consumidor. É isso que ocorre com

X-Men Origens:

Wolverine

e a refilmagemde

The Day the Earth Stood Still

,

que pecampela qualidade do roteiro, ritmo da história e,

principalmente, pelos conceitos nada criativos para os

tempos atuais. O primeiro desvirtua o perfil do anti-he-

rói e o segundo não estabelece vínculo coma sociedade

atual. Se a versão original de Robert Wise (baseada no

conto

Farewell to the Master

, deHarry Bates) debatia poli-

ticamente aGuerra Fria e nuclear, a refilmagemparte do

pressupostode que estamos impactandoanatureza,mas

necessitamos de redenção, semque, contudo, haja uma

discussão aprofundada sobre o assunto. E pensar que

os especialistas da área cinematográfica ainda tentam

entender a queda sucessiva das bilheterias... O roteiro

é simples: basta pensar no marketing internacional e,

principalmente, no respeito ao público!

Edmir Kuazaqui

Doutor e mestre em administração, pós-graduado

em marketing, professor da ESPM, autor de livros,

consultor e presidente da Academia de Talentos

O filme

VeronicaMars: A jovemespiã

estreia emmarço

como o primeiro longa-metragem inteiramente financiado

por fãs da série de TV. Emapenas dez horas, a campanha

na internet arrecadouUS$ 2milhões emdoações

divulgação