Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  115 / 136 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 115 / 136 Next Page
Page Background

janeiro/fevereirode2014|

RevistadaESPM

115

e, principalmente, pessoas físicas comuns (e outras nem

tanto, comoodiretor eprodutorStevenSoderbergh). Esses

“doadores” obtêmreciprocidade na divisão dos lucros ou

recebem outras formas de pagamento, como produtos

autografados ou um jantar como diretor do filme. Exem-

plo disso foi o filme

Veronica Mars: A jovem espiã

, longa-

-metrageminteiramentefinanciadopor fãsda sériedeTV

homônima, que será lançado no dia 14 demarço de 2014.

Segundoos sites

Kickstarer, Catarse

e

Cineasta.cc

, acampa-

nhadearrecadaçãona internet rendeuomontantedeUS$

5,7milhões, paraodiretorRobThomas, que, emmarçodo

ano passado se uniu à atriz Kristen Bell, protagonista do

seriado americano — que foi exibido entre 2004 e 2007 —,

para lançar a tal campanha. Emapenas quatrohoras, eles

receberamUS$ 1 milhão em doações — metade da meta

inicial que havia sido estipulada por Thomas. O sucesso

da açãode

crowdfunding

motivououtros produtores, dire-

tores e atores a procurar essa forma de financiamento.

Independentemente das críticas a respeito desse tipo

de financiamento (pois existemriscos para os pequenos

investidores e, às vezes, por seremmilhares de doadores,

há dificuldade para citá-los no final do filme), esse novo

formato permite ao público ter acesso afilmes diferentes

daqueles feitos pelas grandes produtoras, sempre preo-

cupadas com a Taxa Interna de Retorno (TIR) e outros

indicadores econômicos financeiros emdetrimento da

disseminação cultural que umfilme pode gerar.

O caminho de uma obra

De olho nos resultados financeiros, no merchandising

e no mercado de vídeo e redes de tevê, os empresários

da indústria cinematográfica americana focalizamseus

esforços no lançamento dos filmes em outros países.

Deixamde lado os filmes de arte, que necessitamde um

trabalho todo especial e representam menos de 1% do

faturamento do cinema mundial, para priorizarem as

Apesar de seu heroísmo e seus efeitos especiais,

John Carter – Entre doismundos

se transformou emumgrande

desastre de bilheteria. Lançada em2012, a produção, de US$ 200milhões, faturou bemmenos que o esperado,

mas nempor isso levou o estúdio da Disney à falência

divulgação