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setembro/outubrode2014|

RevistadaESPM

103

Educação:

achaveparao

Brasil ingressar

nanovaeconomia

A base de formação educacional e a qualidade

dos talentos são elementos-chave da

moderna economia, que é sustentada pelo

tripé criatividade, inovação e capacidade

intelectual. Para atuar como protagonista

nesse novo cenário, o Brasil precisa rever

muitos de seus conceitos, a começar pelos

investimentos destinados à educação

Por AdolfoMenezesMelito

H

á várias formas de interpretar o impacto das

tecnologias digitais nas economias ao redor

do mundo. Há quem prefira analisá-lo sob um

contexto específico, qual seja o de estimular

o chamado coração das indústrias criativas, termo cunhado

há 20 anos na Austrália, tambémadotado na sequência pelo

Reino Unido e que, empouco tempo, passou a ser uma preo-

cupaçãomundial de governos, como inspiração para desen-

volver umnovoedinâmico segmentoda economia, que inclui

artes, cultura, mídias, propaganda, software e design, num

sentido mais amplo.

A economia criativa como tal, termo criado pelo empresá-

rio inglês John Howkins em 2001, embora endereçasse uma

definição técnica de proteção da propriedade intelectual e

geração de receitas pela exploração desses direitos, rapida-

mente inspirou umconceitomais amplo, transversal a todos

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