Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  71 / 176 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 71 / 176 Next Page
Page Background

setembro/outubrode2014|

RevistadaESPM

71

Modelos de negócios

mobile

Modelo

%

Downloads

Receita em2011

(emmm)

Mecânica

Monetização

Utilização

App store

Freemium

96%

Aproximadamente

US$ 1 bilhão

Aplicativo é baixado

gratuitamente, mas

oferece ao usuário

comprar melhorias

ou conteúdo

Por meio da compra

de features dentro

do aplicativo (in-app

purchase)

Predominantemente

utilizado em jogos e

”bancas de jornal”

Google Play, Apple App

Store, BlackBerry App

World

Free

(Advertising)

Aproximadamente

US$ 5,9 bilhões

Download e todo

o conteúdo são

disponibilizados

gratuitamente

Por meio de anúncios

publicitários dentro

dos aplicativos

Utilizado em

diversos segmentos

de aplicativos

Google Play, Apple App

Store, BlackBerry App

World, Windows Phone

Marketplace, Amazon

App Store

Free

(Patrocinado)

N/D

O desenvolvedor

vende o aplicativo

ou cotas do aplicativo

diretamente para

umamarca

Por meio da venda

do aplicativo ou

suas cotas

Aplicativos de

marcas ou jogos

compatrocínio

Google Play, Apple App

Store, BlackBerry App

World, Windows Phone

Marketplace, Amazon

App Store

Premium

4%

Aproximadamente

US$ 1,6 bilhão

Umvalor é cobrado

por cada download

do aplicativo

Por meio da

receita proveniente

dos downloads

(Pay-per-download)

Predominantemente

utilizado em ferra-

mentas utilitárias,

como GPS, editor de

textos e jogos

Google Play, Apple App

Store, BlackBerry App

World, Windows Phone

Marketplace, Amazon

App Store

Fonte:

RelatórioMobilize de Inteligência deMercado

Estimativas indicamquea receitadeaplicativos

mobile

serádeUS$46bilhõesem2016. Apesar de96%dosaplicativospara

smartphones teremsidobaixadosgratuitamenteem2011, sãomuitososmodelosdenegócio, comono jogoAngryBirds

shutterstock