setembro/outubrode2014|
RevistadaESPM
71
Modelos de negócios
mobile
Modelo
%
Downloads
Receita em2011
(emmm)
Mecânica
Monetização
Utilização
App store
Freemium
96%
Aproximadamente
US$ 1 bilhão
Aplicativo é baixado
gratuitamente, mas
oferece ao usuário
comprar melhorias
ou conteúdo
Por meio da compra
de features dentro
do aplicativo (in-app
purchase)
Predominantemente
utilizado em jogos e
”bancas de jornal”
Google Play, Apple App
Store, BlackBerry App
World
Free
(Advertising)
Aproximadamente
US$ 5,9 bilhões
Download e todo
o conteúdo são
disponibilizados
gratuitamente
Por meio de anúncios
publicitários dentro
dos aplicativos
Utilizado em
diversos segmentos
de aplicativos
Google Play, Apple App
Store, BlackBerry App
World, Windows Phone
Marketplace, Amazon
App Store
Free
(Patrocinado)
N/D
O desenvolvedor
vende o aplicativo
ou cotas do aplicativo
diretamente para
umamarca
Por meio da venda
do aplicativo ou
suas cotas
Aplicativos de
marcas ou jogos
compatrocínio
Google Play, Apple App
Store, BlackBerry App
World, Windows Phone
Marketplace, Amazon
App Store
Premium
4%
Aproximadamente
US$ 1,6 bilhão
Umvalor é cobrado
por cada download
do aplicativo
Por meio da
receita proveniente
dos downloads
(Pay-per-download)
Predominantemente
utilizado em ferra-
mentas utilitárias,
como GPS, editor de
textos e jogos
Google Play, Apple App
Store, BlackBerry App
World, Windows Phone
Marketplace, Amazon
App Store
Fonte:
RelatórioMobilize de Inteligência deMercado
Estimativas indicamquea receitadeaplicativos
mobile
serádeUS$46bilhõesem2016. Apesar de96%dosaplicativospara
smartphones teremsidobaixadosgratuitamenteem2011, sãomuitososmodelosdenegócio, comono jogoAngryBirds
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