Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  72 / 176 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 72 / 176 Next Page
Page Background

Revista da ESPM

| setembro/outubrode 2014

72

gamificação

No atual cenário, os games tambémsãomercadorias e

podemser estrategicamentemoldadosparaseremfatores

de diferenciação social e transmissores de mensagens.

ComoafirmaDonSlater, em

Cultura do consumo&moder-

nidade

(Nobel, 2002), “todo consumo é cultural e sempre

envolve significado e experiência”. Mas quão presentes

estão os jogos na nossa cultura?

O mercado brasileiro de games

Uma pesquisa apresentada em uma importante feira

de videogames do Brasil, a GameWorld, revelou que 60

milhões de pessoas têm, pelo menos, um console de

videogame em casa: algo em torno de 30% da população

do Brasil. Pode parecer pouco para a nossa tese sobre a

importância mercadológica e cultural dos videogames,

masoargumentose sustentapor contade todas asoutras

plataformas em que se pode jogar games hoje. Afinal, é

comumassociarmos “videogames” apenas aos consoles

caseiros.Masosnúmerosmostramquea indústrianacio-

nal do videogame está em

mobile

—os telefones celulares,

smartphones e tablets que carregamos conosco. Hoje, o

número de telefones móveis no Brasil é maior do que o

tamanhodesuapopulação.No iníciode2014,maisde270

milhões de linhas de telefone estavam em atividade no

país emais de 30milhões de smartphones estavam fun-

cionando, segundo a consultoriaTeleco. Esse é umponto

importante a destacar, porque nos últimos cinco anos o

acesso à internet móvel tornou-se dominante no Brasil.

Então, o jogador de videogame não é mais o

nerd

que

fica sentado à frentedaTV?Certamente, não. Apesquisa

Grandesmarcas já perceberam

que os games podemser uma boa forma

de entrar emcontato como consumidor

e promover seus produtos e serviços

Apesquisa

GameMobileBrasil

revelouque 59% dos jogadores sãohomens e têm, emmédia, 35 anos de idade.

Asmulheres representam41% e estão, emmédia, na faixa etária dos 32 anos

shutterstock