Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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Pôr-do-sol/estrada
:A terceira dimensão perceptual damarca revela o sentido
de independência individual edabuscade caminhos próprios, emdireção à consoli-
daçãodopróprioEuAdulto (Nãocircunstancialmente, a fotodasCrianças éde todas
amenosassociadaàMTV).Nesse sentido, asculturasdasmarcasCoca-ColaeMTV
têm um ponto interessante de tangência: a harmônica convivência entre um cenário
que é gregário, de experiências coletivas e a necessidade de enfrentar sozinho um
trajetona vida para consolidar sua individualidade comopessoa.
Mais uma vez, observamos também o quanto os resultados que estamos descre-
vendo refletem tantoos jovensdeCaracas, comoosdoMéxico,DFeSãoPaulo (vide
tabela # 9).
D.Nike
Na percepção cromática que o consumidor tem deNike, uma cor é predominante
(preto) e várias são coadjuvantes (o branco; os azuis; o vermelho e o cinza). Parece
claro que a cor predominante, preto, é apenas o reconhecimento da ubiqüidade do
swoosh
daNike.Obranco, emparticular, costuma sero
background
noqual o
swoosh
tem sido aplicado inúmeras vezes.As demais cores (os azuis; o vermelho e o cinza)
são normalmente as de mais intensa utilização nomercado de artigos esportivos. O
que tem sidomundialmente comentado sobreo caráter inovador e arrojadodousodo
swoosh
como o elemento simbólico chave da marca Nike parece confirmar-se inte-
gralmente: a predominância do preto sobre todas as outras cores. Ele é a definição
simbólicadamarcaeasdemaiscoressãoosespaçosondedemonstrasua“
performance
”.
Esse conjunto expressa amarca em toda a sua abrangência: o preto representando o
produto-Nike propriamente e as demais cores os campos, as quadras e equipamentos
esportivos onde ele compete (vide tabela #10).
MTV
(FOTOGRAFIAS)
Grupo de amigos
Raio
Pôr-do-sol
Avenida/Prédio
Metrô
NoPico
Praia
Galeria de arte
Jogadores
Esquiadores
Crianças
BRASIL
%
43
29
20
15
14
14
22
12
13
12
6
MÉXICO
%
35
37
33
21
23
19
12
17
13
12
9
VENEZUELA
%
27
43
21
19
17
19
9
15
15
13
10
Tabela # 9