Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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C.MTV
MTVé, dasquatromarcasqueestudamos, aquelaemquea identidadecromática
émais aberta.Ou seja, é amarca cujapercepçãonão está enraizada emumaouduas
cores dominantes, como é o caso das outras três marcas. É muito provável que a
forma intencionalmentemais livre comque a logomarca daMTV tem sido apresen-
tada ao longodos anos seja a razãoprincipal para essa abertura cromática. Pelome-
nos cinco cores têmumpapel importante na definiçãoperceptual de sua identidade:
opreto; osazuis (claroeescuro); overmelho; o laranjaeoamarelo.Apenasasvarian-
tesCosméticaseSuavesdenosso
deck
decoresnão têmumpapel importantenapercep-
ção cromática de MTV. Por essa mesma razão, este foi o caso em que tivemos o
maior nível demultiplicidade (númeromédiode cartões escolhidos para cada entre-
vistado na associação com a marca) em nosso estudo, o que reflete a abrangência
perceptual do cromatismodeMTV e a impossibilidadedo consumidor de eleger um
númeromenor de cores para representar amarca. É importante dizer o seguinte: os
policies de uso destas quatromarcas não são iguais. Parece-nos queMTV é aquela
emqueospadrõesdeusodamarcaede seuselementosde representaçãovisuais são,
planejadamente,menos rígidos (vide tabela # 7).
MTV
(CORE
S)
Preto
Azul Escuro
Vermelho
Laranja
Amarelo
Azul Claro
VerdeCítrico
Bordô
Branco
Verde
Cinza
Lilás
Rosa
Creme
Marrom
BRASIL
%
33
26
23
23
19
27
16
19
12
15
7
9
8
4
3
MÉXICO
%
49
43
31
24
25
14
17
15
17
11
15
9
3
3
3
VENEZUELA
%
37
32
27
23
25
19
20
15
14
12
15
9
5
5
5
Tabela # 7