Janeiro_2002 - page 56

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
67
As três formas geométricasmais relacionadas àNike em nosso estudo refletem
três dimensões centrais damarca: o zigue-zague; a elipse e o ponto.
Zigue-zague
: Este zigue-zague estámuitomenos associado a um princípio de
repetição edeprevisibilidade comopara amarcaMcDonald’s. Em certo sentido, ele
estámaispróximoaozigue-zaguedaMTV, que simbolizaagitaçãoedinamismo.No
caso de Nike, esta forma é sincopada por excelência e deve refletir o ritmo ativo
porém irregular e carregado de surpresas da
performance
esportiva. Ele é também
uma referência indireta aomovimento do swoosh.
Elipse
: Esta forma também contém uma clara evocação ao ícone damarca, o
swoosh
. Afinal, o
swoosh
é uma elipse que “não se completa”. Ou, talvez, que se
complete apenas com a
performance
do usuário damarca ao praticar o esporte. Po-
rém, a elipse émais doque isso. A elipse éum círculodistorcido, ouuma totalidade
distorcida. Por um lado, ela émais dinâmica que o círculomas, por outro lado,me-
nos equilibrada.
Ponto:
o ponto como uma forma absoluta, única, o começo, o indivíduo.Algo
particular que sóNike tem.
Como no caso das outrasmarcas, o que observamos paraNike é uma clara con-
sistência dos resultados, particularmente para estas três formas, entre os três países
(vide tabela #11).
MTVNIKE
(CORES)
Preto
Branco
Azul Escuro
Vermelho
Azul Claro
Cinza
Amarelo
Laranja
Verde
Lilás
Bordô
Creme
VerdeCítrico
Rosa
Marrom
Nenhum / NãoSabe
BRASIL
%
49
38
34
28
24
15
8
5
5
5
3
4
1
3
3
0
MÉXICO
%
65
36
42
38
19
23
18
15
6
6
5
4
8
5
3
1
VENEZUELA
%
59
39
35
27
27
27
13
7
5
3
5
3
3
2
1
0
Tabela # 10
1...,46,47,48,49,50,51,52,53,54,55 57,58,59,60,61,62,63,64,65,66,...103
Powered by FlippingBook