Julho_2002 - page 113

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Revista daESPM – Julho/Agosto de 2002
SISTEMASDE INFORMAÇÃO
easDecisõesGerenciaisnaEra
da Internet
Saraiva,
SãoPaulo, 2002
526p. –R$ 69,00
Para os especialistasClancy eKrieg, o atual índice de empresas fracassadas tem origem
naadoçãoe implementaçãodeestratégiasdemarketing incorretas.Qual éomal queprovoca
odownsizing,odesaparecimentodeempresasouaquebradaspontocom?Osautores recorrem
à experiência de décadas na prestação de serviços de
marketing de consumo e business-
to-business para analisar a prática de tomar decisões de acordo com a intuição e mostram
como são prejudiciais e acarretam desempenhosmedíocres.
Dividida em três partes, a obra focaliza, entre outros itens, alvo, posicionamento,
desenvolvimento do produto, fixação de preços, atendimento ao cliente,e-commerce e
apresenta idéias contra-intuitivas
paraa construçãoe lançamentode fortes campanhas de
marketing.
Os leitores também encontrarão neste livro diversosinsights que deram à organização
criadapelosautores–Copernicus–meiosde transformar empresasedese tornar “oguardião
dasmarcas”, deacordocom a revistaFortune500, edesenvolver negóciosem todoomundo.
As ferramentas que possibilitam criar incríveis programas demarketing estão inseridas neste
guia.
Os autores são fundadores da Copernicus Marketing Consulting and Research. Kevin J.
Clancy é chairman, CEO e co-autor de ARevolução noMarketing eMitos doMarketing que
EstãoMatando seuNegócio. Peter C. Krieg é vice-presidente executivo e liderou a expansão
daCopernicus naAmérica Latina.
JamesA. O’Brien
MARKETINGSOCIALNO
BRASIL–
ANovaAbordagemna
EradaGestão
Empresarial Globalizada
E-papers,
Riode Janeiro, 2001
158p. –R$ 22,80
MárciaNeves
MARKETING
CONTRA-INTUITIVO
Campus,
Riode Janeiro, 2002
212p. –R$36,00
Kevin J. Clancy e
PeterC. Krieg
Esse livroultrapassaos limitesdasimplesexposiçãodossistemasde informação. Lançada
pelaEditoraSaraiva, a obra fornece conteúdo mais abrangente do que os textos tradicionais,
abordandoosdiversos temascomexemplos, casos reaiseexercícios, comoobjetivodepermitir
aos leitoresemgeral que compreendam, utilizemegerenciema tecnologiada informaçãopara
revitalizaçãoeaperfeiçoamentodosprocessosde tomadadedecisãoeempresariais comoum
todo, obtendo vantagem competitiva. Assim, o texto ressalta o papel da Internet, intranets,
extranets e outros recursos que influenciam as tomadas de decisão nosmercados globais.
Dentre os assuntos tratados pelo livro, destacam-se:
• sistemas em rede;
• telecomunicações empresariais;
• administração de banco de dados;
• papel e futurodas intranets eextranets;
• inteligência artificial, sistemas especialistas e redes neurais;
• usoestratégico da Internet como vantagem competitiva;
• comércioeletrônico;
• segurança e ética nomundo tecnológico.
Além disso, há material disponível aos professores na Internet (http://
doProfessor, incluindoas respostasdosexercícios
ecasos,TransparênciaseBancodeTestes, com questões demúltiplaescolhaeas respectivas
respostas.
“Nomarketingsocial, aempresaconsciente tomadecisões tendoemvistasuasexigências,
osdesejose interessesdoclienteeos interessesa longoprazodasociedade.Aempresaestá
ciente de que negligenciar esses interesses a longo prazo é um desseviço para os clientes e
a sociedade, e as que são alertas vêem os problemas sociais como oportunidades” – com
essa citação extraída do livro Princípios de Marketing, de Philip Kotler e Gary Armstrong
(Prentice-Hall, 7.
a
edição) a jornalistaMárciaNeves justifica sua incursão no terreno domar-
keting social.
“Como jornalista, sou uma agente de mudanças e devo estar atenta aos cenários, às
tendências do mercado, às responsabilidades sociais, e à importância do papel que cada
indivíduo representa na sociedade. Sendo assim, nada mais natural que o meu trabalho se
voltasse para oMarketingSocial” – escreve na Introdução.
O textodesse livropioneiroapresentagrandenúmerode relatos sobreexperiênciasbem-
sucedidasnomarketingsocial, bemcomouma relaçãobastantecompletadasONGsbrasileiras
que a autora considera como potenciais parceiras nas ações deMS das empresas.
O livro também inclui o texto completo doCódigo deÉtica dosProfissionais deMarketing
doBrasil, que foi criado conjuntamentepelaAssociaçãoBrasileiradeMarketingeNegócios e
pelaEscolaSuperior dePropaganda eMarketing.
MárciaMoreiraNevesé jornalistaecursouoMBAExecutivoemAdministraçãodeMarket-
ingdoCEFET/RJ. Estáprestesa lançar seusegundo livrosobreoassuntoe tambémmantém
o site
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