Setembro_2006 - page 81

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R E V I S T A D A E S P M –
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2006
ARGs
uma nova ferramenta
emuitas pessoas entenderamque a
invasãoestavamesmoacontecendo.
Até hoje, se discute se a idéia era
causar impactonosespectadoresou
se tudo não passou de um grande
golpe de sorte de Orson Welles.
Porém, Orson se tornou um dos
maiores nomes da comunicação
de todos os tempos, e
Guerra dos
Mundos
virou um clássico.
Não queremos causar pânico em
ninguém.Aliás, trabalharcomapos-
sibilidadede imersãoem realidades
paralelas dá margem para muitas
discussões éticas. Mas a idéia de
envolver um consumidor em um
mundo fora do real é realmente
tentadora. A evolução dos jogos
eletrônicos nos trouxe essa cultura
e essa possibilidade.
De acordo com a CNET, Alternate
Reality Game é “(...) um gênero
ficcional, inspirado em uma mis-
tura de vida real, caça ao tesouro,
interação ao vivo,
videogames
e
comunidade on-line... estes jogos
sãouma intensaecomplicada série
de quebra-cabeças, envolvendo
sites da web codificados, pistas no
mundo real como anúncios no jor-
nal, chamadas de telefone nomeio
da noite de outros personagens do
jogo emuitomais. Essamistura de
atividades domundo real comuma
linha dramática tem se provado ir-
resistível para várias pessoas.
Normalmenteestacategoriade jogo
possui um objetivo específico, que
nãoéapenasenvolveroplayer com
a história e personagens ficcionais,
mas conectá-lo ao mundo real e a
outras pessoas ou até divulgar pro-
moçõese serviçosdeumaempresa.
Muitos quebra-cabeças de uma
trama só podem ser resolvidos de
forma colaborativa unindo os es-
forçosdevários jogadores, exigindo
que estes saiam da frente do com-
putador e sigam procurando pistas
plantadas nomundo real.
O texto da contracapa do livro
This is not a game
A guide to
Alternate Reality Game
, de Dave
Szulborski, resume bem o que
falamos anteriormente:
“Imagine um mundo de mistério,
aventurase fantasia,esperandopara
ser exploradopor você.Ummundo
que reage a cadamovimento, com
personagens e empresas que falam
comvocê,mandammensagenseaté
mesmo fornecem itens para ajudar
emsuacaçada.Ummundo tão imer-
sivo que você mal distingue onde
a realidade acaba e onde a ficção
começa. Bem-vindo aomundo dos
Alternate RealityGames.
Os ARGs, muitas vezes chamados
de jogosde imersão,marketingviral
E assim como o gamePong,
que consistia de duas bar-
rinhas batendo contra uma
“bola quadrada”, evoluiu
para interfacesmais dinâmi-
cas até chegar nosmega-
jogos eletrônicos que temos
hoje, os advergames clás-
sicos dawebderam origem
a uma categoria um pouco
mais complexa: osAlternate
RealityGames (ou simples-
menteARGs).
F
F
Estes jogos são uma intensa e complicada série de quebra-
cabeças, envolvendo sites daweb codificados, pistas no
mundo real como anúncios no jornal, chamadas de telefone
nomeio da noite de outros personagens do jogo emuitomais.
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