Setembro_2006 - page 79

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R E V I S T A D A E S P M –
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2006
ARGs
uma nova ferramenta
V
ivemosnaeradacomunicação, das
mídias convergentes. Vivemos em
ummundo onde as empresas não
usammais o discurso “escute, as-
sista, veja e compre”; o que temos
hoje são organizações cuja preo-
cupação é chegar até seu cliente
e dizer “crie, produza, participe,
espalhe e compre”.
A internet possibilitouacriaçãode
um mundo paralelo ao real. Um
universodigital onde se trabalha, se
trocam experiências e se cria con-
teúdo. Um ambiente, ondemuitas
pessoas vivem uma completa vida
virtual.
Assim, a internet gerou uma base
fantástica para a criação de games
interativos, gerando conceitos que
superam o de um simples “jogui-
nho”. É a internet quehojenos per-
mite inserir o usuário/leitor/cliente/
consumidor/espectador/
screener
em um ambiente de imersão tão
profundo,queépossível transformar
uma “simples” brincadeira em um
instrumentode
branding
/marketing/
propaganda.
Vamos ilustrarnessamatériaapenas
uma ponta desses jogos; falaremos
sobre os Alternate Reality Games,
ouapenasARGs,uma“brincadeira”
quemisturavirtual com real e jáestá
dando resultados fantásticos para
várias empresas como poderosas
ferramentas de comunicação e en-
tretenimento.
–UMANOVA FERRAMENTA
DE ENTRETENIMENTO,
COMUNICAÇÃO EMARKETING
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