VicenteMartin
Mastrocola
101
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2006 – R E V I S T A D A E S P M
3.
EXEMPLOSDEARG:
Vamos analisar um dos melhores
casos deAlternate RealityGame, o
Halo2
I LoveBees
.O texto teve suas
informações extraídas e traduzidas
do sitewww.argn.com.
Fãs do jogode
XboxHalo
, os então
nomeados
Beekeepers
(criadores
de abelhas), jornais, revistas,TV ou
apenascuriososestavam lá também
para observar oque ia acontecer.
Naquela manhã, milhares de pes-
soas através dos EUA esperavam
telefones públicos tocarem em
200 locais diferentes, trabalhando
como um time para responder às
chamadas corretamente e destravar
uma série de pistas sonoras para o
jogoqueenfrentavam. Estaspessoas
estavam jogando o
I love Bees
, um
ARG que figurou como estratégia
de pré-lançamento do jogoHalo 2
para PC e
Xbox
.
Na história, os jogadores ajudavam
a personagem
Dana
, cuja tia teve
seu site de venda de mel atacado
porum supercomputadordo futuro,
que começou a se comunicar com
nossa realidade.
Enquanto o jogo corria, os players
envolvidos forampresenteadoscom
umapáginadeweb, quepossuía30
travas localizadas por coordenadas
deGPS,quemais tarde se revelaram
ser telefones públicos ao redor dos
EUA.
Cada local tinha um horário ane-
xado e uma senha correspondente.
Quando os telefones tocavam, na
horacorrespondente, umplayer de-
via atender a chamada e responder,
corretamente, para a voz do outro
lado, seunomede jogadorea senha
correspondenteparaalgoacontecer.
Conforme as pessoas falavam com
a suposta inteligência artificial do
outro ladoda linha, emumapágina
de web com ummapa, iam sendo
atualizados os pontos que foram
Data: 24de agosto.
Começou às 6:07 dama-
nhã. Telefones públicos,
de costa a costa dos Es-
tadosUnidos, começaram
a tocar. Foram doze horas
de chamadas telefônicas
cuidadosamente planeja-
das para cruzar o país.
F