VicenteMartin
Mastrocola
99
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2006 – R E V I S T A D A E S P M
Estes jogos fazem o player
muitas vezes interagir com
o universo que cerca um
produto ouum serviço, uti-
lizando demaneira genial
ferramentas deMarketing
Viral, como filmes, jogos
de videogame etc.
Você continua no site das iguanas e
espera uma nova resposta do miste-
rioso treinador.Quandoclicaemum
estranho ícone no canto da página,
quaseescondido,háumainterferência
na telaeuma janelaserevelacomum
númerode celular com amensagem
“Otempoécurto,precisodesuaajuda
paradeter essaconspiração!”
Desacreditando, você liga de seu
celular para o número e uma voz
desesperada atende (será que é
umagravação?Ounão?) e fala“Esta
ligaçãopode estar sendo rastreada!
Preciso ser rápido. Meu nome é
Thomas, trabalhei no laboratório
atacado, no passado, pesquisando
iguanas.Quem fezesseataqueéum
sujeitochamadoCurtis.Procureesse
nomenaSededepesquisasMondo.
Boasorte!” (vocêacaboudeusarum
telefonedomundo real para “falar”
comum personagem virtual).
Logicamenteesseéumexemplocurto
esimples.Nem todososARGs,neces-
sariamente, usam essas ferramentas
e mecânicas. As interferências, no
mundo real, podem estar em um
classificadode jornal,emumanúncio
de revista, em um comercial de TV,
mensagemdeSMS,escondidoemum
siteou teladegamedePlaystation,em
uma comunidade no
orkut
, ou até
mesmocomumapessoadeverdade.
As possibilidades são infinitas.
Os ARGs são jogos grátis, com custos
atrelados a serviços que ocorrem no
caminho,como,porexemplo:comprar
uma revista, enviar um SMS, usar um
serviçodecelularqualquer,enviaruma
cartaetc.Oqueabreumvastocampo
paraempresasfazeremcomqueplayers,
deumdeterminadogamegrátis,usem
serviços delas em troca de pistas. É o
casodoVivoemAção,daVivoCelular,
ondeogameé tododegraçaparaser
jogado via SMS, mas as consultas de
dicasemchats/cupido/quizesépaga.
Écomumencontrarmospropaganda
nesses jogos,mas inseridanocontex-
todemaneira lógicaenãoofensiva.
Estes jogos fazem o
player
, muitas
vezes, interagir com o universo que
cerca um produto ou um serviço,
utilizando de maneira genial fer-
ramentas de MarketingViral, como
filmes, jogos de videogame etc.
No game
I Love Bees
, que iremos
detalhar mais adiante, passada a
F
É o caso do Vivo emAção, da VivoCelular, onde o game
é todo de graça para ser jogado via SMS, mas as consul-
tas de dicas em chats/cupido/quizes é paga.
F