Revista ESPM - março/abril 2002 - page 4

Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
Balanced Scorecard – Da teoria à prática
27
Este artigo procura indicar os caminhos para compreensão teórica sobre o Balanced Scorecard. O
autor dá ao leitor uma visão histórica da ferramenta de gestão estratégica mais discutida e debatida,
hoje, pelas organizações.
A
LEXANDRE
M
ATHIAS
Índice
Por que omarketing esportivo não decola no Brasil?
21
F
RANCISCO
G
RACIOSO
Depois de um início promissor, o marketing esportivo está estagnado em nosso país. No artigo, o
autor historia as causas desse atraso e conclui que a principal delas é a falta de profissionalismo,
tanto dos dirigentes de clubes quanto dos jogadores e atletas. As leis brasileiras também devem ser
responsabilizadas em parte, pois criam muita incerteza, especialmente entre os investidores.
Marketing esportivo: Uma VisãoGeral
A profissionalização do esporte causou a expansão de companhias e transformou eventos e ídolos
em veículos de comunicação especiais. O crescente envolvimento de empresas neste mercado é
um claro sinal de que algumas delas têm obtido resultados expressivos.
15
A
MIR
S
OMOGGI
/F
ÁBIO
S
ZPERLING
/R
OGÉRIO
A
UGUSTO
F
ERREIRA
Marketing radical nas ondas brasileiras
9
O Brasil, com cerca de 80% da população nas cidades, tem um enorme potencial de mídia
exterior a ser explorado. Mas essa mídia ainda não goza do prestígio e do sucesso devidos. O autor
debate a questão e conclui que haverá sempre espaço para uma luminosa Times Square nas gran-
des cidades do mundo.
G
ENARO
G
ALLI
/F
LÁVIA
P
INHO
/R
OGER
B
ORN
39
O artigo analisa dois anúncios que exploram a nudez feminina, focalizando os efeitos de sentido
construídos pelo tratamento plástico dado à figura da mulher. São comparados anúncios do chocolate
Dove e do iogurte Molico, a partir da aplicação da metodologia da semiótica discursiva.
Nu e cru –
O corpo feminino em anúncios de produtos alimentícios
A
NGELA
D
ETANICO
1,2,3 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...103
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