março/abrilde2014|
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dentrodoBrasil
Por Alexandre Teixeira
Foto: Divulgação
M
arcos Ambrosano é vice-presidente do Walmart desde dezem-
bro de 2012, quando voltou à maior rede varejista do planeta
depois de pouco menos de um ano como CEO da FLC, uma
fabricante de lâmpadas econômicas. Exceto por esse breve
interregno, pode-se dizer que é o típico “prata da casa”. Entre 2009 e 2011, ele
foi vice-presidente de operações da rede americana. Antes disso, ocupou os
cargos de VP para o Nordeste, diretor de operações e VP do clube de compras
Sam’s Club (a rede de atacado do Walmart).
Ambrosano é engenheiro mecânico de formação com pós-graduação em
marketing pela ESPM, e cresceu profissionalmente operando lojas e tocando
áreas comerciais. Aprendeu os fundamentos da logística mais recentemente,
no momento em que assumiu o comando do Walmart no Nordeste.
Estratégica no segmento varejista, a logística tem status especial no impé-
rio criado por SamWalton. “Na história do Walmart, a logística foi um facilita-
dor para uma estratégia maior, que era — e é — a do preço baixo todo dia”, afir-
ma Ambrosano. Nesta entrevista, ele explica por que, ainda hoje, a logística
tem peso decisivo na definição da estratégia de crescimento da companhia,
que conta hoje com 540 lojas no Brasil, em diferentes formatos, de hipermer-
cados a farmácias. No quarto trimestre de 2013, 25 unidades foram fechadas.
Ambrosano classifica essa reestruturação como “ajuste de rota”. Diz que a
agenda do Walmart é de crescimento tanto da rede de lojas físicas quanto do
e-commerce, que hoje funciona como uma operação independente. “O consu-
midor vai enxergar cada vez mais os vários canais como uma coisa só”, afirma
ele. “Não tenho dúvida de que essa convergência virá.”