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março/abrilde2014|

RevistadaESPM

127

MuitosBrasis

dentrodoBrasil

Por Alexandre Teixeira

Foto: Divulgação

M

arcos Ambrosano é vice-presidente do Walmart desde dezem-

bro de 2012, quando voltou à maior rede varejista do planeta

depois de pouco menos de um ano como CEO da FLC, uma

fabricante de lâmpadas econômicas. Exceto por esse breve

interregno, pode-se dizer que é o típico “prata da casa”. Entre 2009 e 2011, ele

foi vice-presidente de operações da rede americana. Antes disso, ocupou os

cargos de VP para o Nordeste, diretor de operações e VP do clube de compras

Sam’s Club (a rede de atacado do Walmart).

Ambrosano é engenheiro mecânico de formação com pós-graduação em

marketing pela ESPM, e cresceu profissionalmente operando lojas e tocando

áreas comerciais. Aprendeu os fundamentos da logística mais recentemente,

no momento em que assumiu o comando do Walmart no Nordeste.

Estratégica no segmento varejista, a logística tem status especial no impé-

rio criado por SamWalton. “Na história do Walmart, a logística foi um facilita-

dor para uma estratégia maior, que era — e é — a do preço baixo todo dia”, afir-

ma Ambrosano. Nesta entrevista, ele explica por que, ainda hoje, a logística

tem peso decisivo na definição da estratégia de crescimento da companhia,

que conta hoje com 540 lojas no Brasil, em diferentes formatos, de hipermer-

cados a farmácias. No quarto trimestre de 2013, 25 unidades foram fechadas.

Ambrosano classifica essa reestruturação como “ajuste de rota”. Diz que a

agenda do Walmart é de crescimento tanto da rede de lojas físicas quanto do

e-commerce, que hoje funciona como uma operação independente. “O consu-

midor vai enxergar cada vez mais os vários canais como uma coisa só”, afirma

ele. “Não tenho dúvida de que essa convergência virá.”