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Poiētikē,

orenascimento

dotrabalhocriativo

Na Itália do séculoXIV, umdos fundadores do humanismo, Francesco Petrarca, cria uma

ordemde pensamento e uma forma poética que alterama histórica cultural doOcidente.

Avida de Petrarca talvez contenha a tão procurada chave da indução ao trabalho criativo

Por Hermano Roberto Thiry-Cherques

D’après

Étienne Gilso

D

ia 6 de abril de 1327. Sexta-feira Santa. Fran-

cesco Petrarca, um clérigo ainda não orde-

nado, mas que já havia recebido a tonsura,

indo cumprir suas obrigações matinais na

Igreja de Sainte-Claire d’Avignon se apercebe de uma

jovemainda adolescente.

EraaprimeiravezqueFrancescoaviae,peloqueconsta

nacrônicadaépoca, apenasde relance. Noentanto, entre

asmatinas e as nonas, ele se apaixona perdidamente por

estamulher, a quemdará o nome de Laura.

Um jovemque se apaixona é um acontecimento pro-

saico, nada temde extraordinário. Oque distingue esse

momento é que ele marca o lugar, o dia e a hora do nas-

cimento, oumelhor, do renascimento do trabalho cria-

tivo, da

poiētikē

na forma que a conhecemos desde então.

Para os gregos, a

poiētikē

era uma ciência produtiva, a

derivaçãode

poein

,aaçãodecriarecompor,defazernascer

e dar coerência. A

poiētikē

techne

era a arte aplicada, o tra-

balhocriativo,oesforçodedaràluzalgonovoourenovado.

Lamentavelmente, perdeu-se grande parte do tratado de

Aristótelesdevotadoaestemodoparticular deagir, como

descrito no livro restante da

Poética

(tradução e notas de

AnaMariaValente,FundaçãoCalousteGulbenkian,2004).

Talvezporisso,atéhojenãosaibamosaocertooseumóvel.

Aquilo que precede e desperta a edificação do inédito. Só

sabemos da sua vivência e dos seus resultados.

Aos22anos, Petrarca seenamoradeLaura. Naocasião,

ele já eraumletradoque escrevia convencionalmente em

latim.Domomentoemqueaencontraemdiante, oclérigo

Laura imPark vonVaucluse

,

1864, pintura deAnselm

Feuerbach (1829-1880)

Petrarca foi umgrande poeta, um

poeta para ser lido. Cria uma poesia

que se propaga facilmente porque o

soneto é, ou parece ser, quase intuitivo

Filosofia

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

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