as rodovias são precárias, alguns empresários estão
montando até centros de distribuição de produtos pelo
Brasil. Outros utilizam rastreamento, monitoramento e
escoltas para dar segurança ao transporte de cargas via
terrestre, dado que foram registrados oito mil assaltos
somente no Estado de São Paulo, e muitas empresas
estão tentandomudar a rota original de suas entregas ao
cliente. A segurança contra o roubo de cargas já consome
9% do total do valor do frete no Brasil, algo em torno de
R$ 16 bilhões. Diante desse panorama, quanto mais
atrasamas obras de que o país precisa paramovimentar
seus produtos, mais o processo logístico se vê obrigado
a investir pesadamente para desenvolver alternativas
viáveis de movimentação de cargas. Assim, o mercado
brasileiro de logística amadureceu, saindo de ummodelo
regional para operações emnível global, o que tematra-
ído investimentos internacionais pela possibilidade de
ganho de escala. Hoje, o mercado brasileiro de logística
Gestão do transporte
Revista da ESPM
|março/abril de 2014
32