Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  30 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 30 / 184 Next Page
Page Background

emoperação de 29.817 quilômetros de extensão, sendo

quase a totalidade (28.066 quilômetros, ou 17% do que

é considerado como ideal para o tamanho do Brasil) em

operaçãopor empresasprivadas, pormeiodeconcessões.

Essa mesma pesquisa mostra que os principais pro-

blemas encontrados namalha ferroviária brasileira são:

a grande variação nos tempos de viagem e as baixas

velocidades na transposição de regiõesmetropolitanas,

estas causadas pelo excesso de passagens de nível e

pelas invasões na faixa de domínio. No Brasil, o custo

do frete ferroviário chega a ser três vezes mais barato

que o rodoviário, mas a velocidade média de tráfego

das composições de carga brasileiras está entre asmais

baixas do mundo, o que torna o nosso país mais lento

no escoamento da produção. Enquanto a velocidade

média das ferrovias brasileiras é de 25 km/h, na Rússia

esse índice chega a 46 km/h. Já nos Estados Unidos, os

trens atingem 64 km/h.

O levantamento da CNT também revelou que o cres-

cimento do sistema ferroviário vai depender de ajustes

tributários, regulatórios, físicos e operacionais, além de

investimentos na construção de variantes para sanar

problemas de traçado, sendo esse o grande desafio para a

EmpresaBrasileiradePlanejamentoeLogística(EPL),órgão

estatal criado em2012 para planejar a logística nacional.

Para omodal ferroviário o governo federal planeja conce-

der ao setor privado 12 ferrovias, que totalizam dez mil

quilômetroseexigirãouminvestimentodeR$91,1bilhões.

Em outra frente, o sistema hidroviário brasileiro

é composto de vias marítimas e fluviais e de portos

e terminais portuários. O Brasil conta com aproxi-

madamente 44 mil quilômetros de rios, sendo que

29 mil quilômetros são naturalmente navegáveis,

Enquanto a velocidademédia das ferrovias brasileiras

é de 25 km/h, naRússia esse índice chega a 46 km/h.

János EstadosUnidos, os trens atingem64 km/h,

comonesta ferrovia do Texas

latinstock

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

30

Gestão do transporte