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mas apenas 13 mil quilômetros são efetivamente

utilizados economicamente. Pelos rios navegáveis

uma barcaça pode levar uma carga equivalente à de

170 caminhões. Os terminais marítimos e fluviais do

Brasil somam 45 portos organizados e 131 terminais

de uso privativo espalhados em 7,5 mil quilômetros

de extensão, de acordo com a Agência Nacional de

Transportes Aquaviários (Antaq), sendo o modal

aquaviário responsável por 14% na matriz de trans-

porte de cargas no Brasil.

Diante desse cenário de dificuldades na infra-

estrutura logística de transporte e armazenagem,

para poder exportar e importar com tranquilidade,

os empresários brasileiros buscam alternativas para

tentar escoar sua produção. A nova lei dos portos foi

definida pelo governo federal para diminuir essa defi-

ciência, usando um modelo parecido ao que é usado

na Inglaterra e na Nova Zelândia. Mas, para que a lei

seja aplicada, é necessário realizar licitações para

novos terminais nos portos existentes, renovar os

contratos antigos, exigindo mais investimento para

aumentar a eficiência operacional e também outor-

gar autorizações para que a iniciativa privada faça

portos privativos que prestem um serviço público.

Como exemplo, temos a Empresa Brasileira de Termi-

nais Portuários (Embraport), que é responsável pela

operação de um dos maiores terminais portuários

privativos do Brasil, sendo seus acionistas a Ode-

brecht TransPort, a DP World e a Coimex.

Noque tange ao transporte rodoviário, os empresários

precisam fazer malabarismos enquanto as concessões

de rodovias não chegam, como incluir na sua frota aero-

naves para tentar fazer a entrega dos produtos. Como

OBrasil conta com44mil quilômetros de rios,

sendo que 29mil quilômetros sãonaturalmente

navegáveis, mas apenas 13mil quilômetros

sãoutilizados economicamente

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