mas apenas 13 mil quilômetros são efetivamente
utilizados economicamente. Pelos rios navegáveis
uma barcaça pode levar uma carga equivalente à de
170 caminhões. Os terminais marítimos e fluviais do
Brasil somam 45 portos organizados e 131 terminais
de uso privativo espalhados em 7,5 mil quilômetros
de extensão, de acordo com a Agência Nacional de
Transportes Aquaviários (Antaq), sendo o modal
aquaviário responsável por 14% na matriz de trans-
porte de cargas no Brasil.
Diante desse cenário de dificuldades na infra-
estrutura logística de transporte e armazenagem,
para poder exportar e importar com tranquilidade,
os empresários brasileiros buscam alternativas para
tentar escoar sua produção. A nova lei dos portos foi
definida pelo governo federal para diminuir essa defi-
ciência, usando um modelo parecido ao que é usado
na Inglaterra e na Nova Zelândia. Mas, para que a lei
seja aplicada, é necessário realizar licitações para
novos terminais nos portos existentes, renovar os
contratos antigos, exigindo mais investimento para
aumentar a eficiência operacional e também outor-
gar autorizações para que a iniciativa privada faça
portos privativos que prestem um serviço público.
Como exemplo, temos a Empresa Brasileira de Termi-
nais Portuários (Embraport), que é responsável pela
operação de um dos maiores terminais portuários
privativos do Brasil, sendo seus acionistas a Ode-
brecht TransPort, a DP World e a Coimex.
Noque tange ao transporte rodoviário, os empresários
precisam fazer malabarismos enquanto as concessões
de rodovias não chegam, como incluir na sua frota aero-
naves para tentar fazer a entrega dos produtos. Como
OBrasil conta com44mil quilômetros de rios,
sendo que 29mil quilômetros sãonaturalmente
navegáveis, mas apenas 13mil quilômetros
sãoutilizados economicamente
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