Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 184 Next Page
Page Background

de São Paulo possui mais de cinco mil quilômetros de

rodovias estaduais concedidas.

Uma reportagemdo jornal

OEstado de S.Paulo

, publi-

cada no dia 8 de agosto de 2010, retrata o atraso emcada

umdos segmentos de infraestrutura do país, conforme

mostra o gráfico “Comparação internacional”. De acordo

com o levantamento feito pela LCA Consultores, com

base no relatório de competitividade de 2009/2010 do

FórumEconômicoMundial, numa escalade0a7, oBrasil

obteve nota 3,4, ficando abaixo damédiamundial de 4,1.

No topo da lista, aparece a França, comnota 6,6, seguida

de Alemanha (6,5) e Estados Unidos (5,9).

Já a tabela “Comparações da infraestrutura logística”

apresenta uma análise quantitativa do problema e deixa

aindamaisclaroolongocaminhoaserpercorridopeloBrasil.

Agora, épreciso correr contrao tempo, porémnão sem

planejamento. Infelizmente, os governos não dãomuita

bola para a infraestrutura, pois isso não é um grande

puxador de votos. E, no Brasil, quando se realiza algo,

não se observa umplano de longo prazo, comobjetivos

claros e caminhos bemdelineados.

Ainda segundo a mesma fonte: os portos brasileiros

precisariam receber investimentos de R$ 43 bilhões.

Mas no primeiro Programa de Aceleração do Cresci-

mento (PAC 1) foramdestinados apenas R$ 3,3 bilhões

ao setor. O levantamento apontou tambémque omodal

ferroviário necessitaria de R$ 130,8 bilhões, porém o

PAC 1 investiu R$ 54 bilhões no segmento. E o modal

rodoviário, que necessitava de R$ 811,7 bilhões para

minimizar os seus gargalos, recebeu apenas R$ 43

bilhões de recursos do PAC 1.

Commaisde4milkmdeextensão,

aTransamazônicaentrouparaa

históriacomoacicatriznomeioda

selvaqueliga”nadaalugarnenhum”

michel

filho

/

agência

o

globo

Aquestão de infraestrutura

emqualquer lugar domundo é

quantitativa sim, mas também

qualitativa e distributiva

março/abrilde2014|

RevistadaESPM

41