Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  42 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 42 / 184 Next Page
Page Background

Além das “privatizações” de rodovias, também nos

portos há crescimento da participação de investimen-

tos particulares. Uma boa logística se entende como

uma adequadamalha demultimodalidade, com formas

corretas de conexão de ferrovias, rodovias, transporte

fluvial e portos marítimos. Porém o papel de coordena-

ção não deve escapar dasmãos do governo. Umexemplo

fácil para entender essa responsabilidade governamen-

tal são as desapropriações, por vezes imperiosas, como

no projeto do trem bala, de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Uma boa logística se preocupa, além da movimen-

tação de bens e pessoas, também com a estocagem.

Isso é especialmente importante no agronegócio.

Dos armazéns — silos privados — credenciados pela

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 76%

não estão habilitados por diversos motivos, quer por

estruturas ou processos inadequados, quer por falta

de documentação. O Brasil possui um deficit de arma-

zenagem em torno de 40 milhões de toneladas, con-

forme relata a reportagem Plano Safra 2013/14 e deve

priorizar armazenagem de grãos, publicada no dia 3

de junho de 2013, no portal Terra. Todos os incentivos

acabam indo para a produção e se esquecem onde essa

produção será armazenada. Enquanto a produção de

2013/14 deve ultrapassar 180 milhões de toneladas de

grãos, o espaço público disponível para estocagem é de

2,2 milhões, sendo que o investimento privado entra

com 141 milhões. Nos Estados Unidos, a capacidade

de armazenagem é 50% superior à produção.

Portanto, para maior competitividade, os investi-

mentos precisam ir tanto para amovimentação quanto

para a estocagem. O desafio é enorme em face da falta

de recursos para investimentos, já que a arrecadação,

A safra deste ano deverá bater novos

recordes ao ultrapassar 180milhões de

toneladas de grãos, mas o espaço para a

estocagemé de apenas 2,2milhões

latinstock

Comércio exterior

Revista da ESPM

|março/abril de 2014

42