Revista da ESPM
|maio/junhode 2014
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Entretenimento
do hábito, uma vez que 27% dos norte-americanos que
possuíamacesso à internet trocaramarquivosmusicais.
Conforme o estudo de Leyshon eWebb, os músicos, as
gravadoras e os consumidores continuama participar da
indústria fonográfica. Os músicos fornecem a matéria-
-primadacadeia,enquantoosconsumidorespermanecem
naetapafinaldacadeiaprodutiva;asgravadorascontinuam
assumindoopapel central,masestãomudandoo formato
de trabalho, principalmentepornecessidadedeadaptação
aonovo tipodemídiaesistemadevendasemqueamúsica
estábaseada. Issoporqueamúsicadigital eliminaparteda
cadeiaprodutiva fonográfica. Semmídia física, nãoémais
necessáriocomprarpolímeros, encartesecaixas.Osparti-
cipantesmaisafetadospor estaalteraçãona formadecon-
sumir música são os terceiros que manufaturam a mídia
físicaeostradicionaisvarejistasquecomercializamosCDs.
Ao avaliar o desenvolvimento da tecnologia de grava-
ção, transmissão e reproduçãodemúsicas, assimcomoo
comportamentomédiodoconsumidor, podem-se reputar
àmúsica digital algumas vantagens: redução do custo da
indústriafonográficaaoeliminaroCDououtromeiofísico
para armazenarmúsica; agilidade e velocidade na distri-
buição de música digital para qualquer lugar do mundo,
bastando apenas anexar um simples arquivo de compu-
tador e acessar a internet para transmitir umarquivo de
extensãomusical para qualquer lugar domundo ao custo
próximodezero;maiorflexibilidadenacompradamúsica,
umavezqueoconsumidornãoémaisobrigadoacomprar
uma obra inteira (um CD) de um único artista, podendo
escolher uma ou algumas faixas; e redução potencial do
valor da compramédia pormúsica. Ovalormédio de um
CDnos EstadosUnidos está por volta deUS$ 10 aUS$ 15,
enquanto o valor médio de uma música na Apple Store
varia entre US$ 0,99 e US$ 1,10 por música adquirida.
A internet revolucionouas transações comerciais entre
vendedores e compradores ao permitir aos consumidores
um acesso mais rápido e amplo aos preços e promoções
para muitos bens e serviços eletrônicos. Hoje, a maioria
dos textos, fotografias, áudios e vídeos estão disponíveis
em formatos digitais. Mesmo conteúdos antigos que não
“nasceramdigitais” podemser facilmenteconvertidos em
formatos legíveispor computadores.
No livro
Free: the future of radical price
(HyperionBooks,
2009),ChrisAndersonmostracomoastecnologiasdigitais
ShawnFanning, o jovemuniversitário que criou
oNapster e, com isso, desenvolveuumnovohábito
de consumirmúsicanomundo inteiro
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