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Revista da ESPM

|maio/junhode 2014

130

Entretenimento

do hábito, uma vez que 27% dos norte-americanos que

possuíamacesso à internet trocaramarquivosmusicais.

Conforme o estudo de Leyshon eWebb, os músicos, as

gravadoras e os consumidores continuama participar da

indústria fonográfica. Os músicos fornecem a matéria-

-primadacadeia,enquantoosconsumidorespermanecem

naetapafinaldacadeiaprodutiva;asgravadorascontinuam

assumindoopapel central,masestãomudandoo formato

de trabalho, principalmentepornecessidadedeadaptação

aonovo tipodemídiaesistemadevendasemqueamúsica

estábaseada. Issoporqueamúsicadigital eliminaparteda

cadeiaprodutiva fonográfica. Semmídia física, nãoémais

necessáriocomprarpolímeros, encartesecaixas.Osparti-

cipantesmaisafetadospor estaalteraçãona formadecon-

sumir música são os terceiros que manufaturam a mídia

físicaeostradicionaisvarejistasquecomercializamosCDs.

Ao avaliar o desenvolvimento da tecnologia de grava-

ção, transmissão e reproduçãodemúsicas, assimcomoo

comportamentomédiodoconsumidor, podem-se reputar

àmúsica digital algumas vantagens: redução do custo da

indústriafonográficaaoeliminaroCDououtromeiofísico

para armazenarmúsica; agilidade e velocidade na distri-

buição de música digital para qualquer lugar do mundo,

bastando apenas anexar um simples arquivo de compu-

tador e acessar a internet para transmitir umarquivo de

extensãomusical para qualquer lugar domundo ao custo

próximodezero;maiorflexibilidadenacompradamúsica,

umavezqueoconsumidornãoémaisobrigadoacomprar

uma obra inteira (um CD) de um único artista, podendo

escolher uma ou algumas faixas; e redução potencial do

valor da compramédia pormúsica. Ovalormédio de um

CDnos EstadosUnidos está por volta deUS$ 10 aUS$ 15,

enquanto o valor médio de uma música na Apple Store

varia entre US$ 0,99 e US$ 1,10 por música adquirida.

A internet revolucionouas transações comerciais entre

vendedores e compradores ao permitir aos consumidores

um acesso mais rápido e amplo aos preços e promoções

para muitos bens e serviços eletrônicos. Hoje, a maioria

dos textos, fotografias, áudios e vídeos estão disponíveis

em formatos digitais. Mesmo conteúdos antigos que não

“nasceramdigitais” podemser facilmenteconvertidos em

formatos legíveispor computadores.

No livro

Free: the future of radical price

(HyperionBooks,

2009),ChrisAndersonmostracomoastecnologiasdigitais

ShawnFanning, o jovemuniversitário que criou

oNapster e, com isso, desenvolveuumnovohábito

de consumirmúsicanomundo inteiro

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