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Revista da ESPM

|maio/junhode 2014

132

Entretenimento

necessário destacar a evolução da tecnologia, o ganho de

velocidade e a melhoria na transmissão de dados para a

troca de arquivos pela internet.

Aoanalisar aTabela1 (

na página 131)

, pode-seobservar

que objetivamente a distribuição de valor de umCD (que

emmédia tem entre 12 e 14 músicas ou 50-60 minutos)

é de US$ 15, mas ao descontarmos a fabricação, a distri-

buição e o varejo, pode-se eliminar próximo deUS$ 5,25,

poucomais de um terço do valor. Dessa forma o valor de

umamúsica no CD, que era de aproximadamente US$ 1,

cairia para US$ 0,70, considerando a margem de todos

os participantes, menos do varejista especializado em

venda de músicas no formato digital.

Com o crescimento do mercado de música digital, a

Apple conseguiu reunir uma grande coleção de artistas

e títulos e desenvolveu o site iTunes, onde um álbum é

vendido por US$ 10 (

conforme mostra a Tabela 2

). Com

isso, a Apple acaba por internalizar amargemmédia do

varejista apenas utilizando a tecnologia de informação

como ponto de contato como consumidor. Ela reduz os

custos operacionais físicos, mas mantémamargemdo

varejista tradicional. Dessa forma, os consumidores, e

principalmente a Apple, ganharam. O público passou a

ter ummenor desembolsoe aApple, umamargemde 30%

recebida por meio de uma plataforma digital.

A indústria fonográfica está passando por um perí-

odo tumultuado, com novas tecnologias de comuni-

cação que criam oportunidades, bem como desafios

significativos para os seus players. A disponibilidade

de canções on-line gratuitas mudou definitivamente a

maneira como as pessoas consomemmúsica.

Em artigo publicado na revista

Communications of

the ACM

, em setembro de 2003, G. Prem Premkumar

relaciona diferentes estratégias para distribuir música

digitalmente por meio da cadeia de abastecimento, que

conta com três grandes participantes: artistas, gravado-

ras e varejistas. Para além das questões tecnológicas, o

marketing e os fatores sociológicos devemser abordados

para garantir que a distribuição digital seja bem-suce-

dida. Incidindo apenas sobre a eficiência da cadeia de

suprimentos, acaba fornecendo uma solução que não

pode ser implantada.

Tabela 3 |

Composição de custos da distribuição digital

Custos

Valores (US$)

Distribuição

física

Gravadora/

varejo/

consumidor

Gravadora/

varejo/

consumidor

Artista/

consumidor

Total

15-18

100%

100%

100%

100%

Varejo

5-6,5

35%

30%

10%

10%

Propaganda

2-4

30%

20%

15%

5%

Distribuição

1-1,5

7%

0%

0%

0%

Produção

1

5%

0%

0%

0%

Estúdio

1

5%

5%

5%

5%

Direitos

2

12%

12%

12%

12%

Mão de obra

2

12%

12%

12%

0%

Margemda gravadora

0,5

4%

4%

4%

0%

Total

-

100%

83%

58%

32%

Fonte:

Alternativedistributestrategiesfordigitalmusic,G.PremPremkumar,CommunicationsoftheACM–2003

Comcerteza, nãohaverámais

umano como ode 1999, quando

foi registradomais deUS$ 27bilhões

de faturamentonessemercado