Revista da ESPM
|maio/junhode 2014
132
Entretenimento
necessário destacar a evolução da tecnologia, o ganho de
velocidade e a melhoria na transmissão de dados para a
troca de arquivos pela internet.
Aoanalisar aTabela1 (
na página 131)
, pode-seobservar
que objetivamente a distribuição de valor de umCD (que
emmédia tem entre 12 e 14 músicas ou 50-60 minutos)
é de US$ 15, mas ao descontarmos a fabricação, a distri-
buição e o varejo, pode-se eliminar próximo deUS$ 5,25,
poucomais de um terço do valor. Dessa forma o valor de
umamúsica no CD, que era de aproximadamente US$ 1,
cairia para US$ 0,70, considerando a margem de todos
os participantes, menos do varejista especializado em
venda de músicas no formato digital.
Com o crescimento do mercado de música digital, a
Apple conseguiu reunir uma grande coleção de artistas
e títulos e desenvolveu o site iTunes, onde um álbum é
vendido por US$ 10 (
conforme mostra a Tabela 2
). Com
isso, a Apple acaba por internalizar amargemmédia do
varejista apenas utilizando a tecnologia de informação
como ponto de contato como consumidor. Ela reduz os
custos operacionais físicos, mas mantémamargemdo
varejista tradicional. Dessa forma, os consumidores, e
principalmente a Apple, ganharam. O público passou a
ter ummenor desembolsoe aApple, umamargemde 30%
recebida por meio de uma plataforma digital.
A indústria fonográfica está passando por um perí-
odo tumultuado, com novas tecnologias de comuni-
cação que criam oportunidades, bem como desafios
significativos para os seus players. A disponibilidade
de canções on-line gratuitas mudou definitivamente a
maneira como as pessoas consomemmúsica.
Em artigo publicado na revista
Communications of
the ACM
, em setembro de 2003, G. Prem Premkumar
relaciona diferentes estratégias para distribuir música
digitalmente por meio da cadeia de abastecimento, que
conta com três grandes participantes: artistas, gravado-
ras e varejistas. Para além das questões tecnológicas, o
marketing e os fatores sociológicos devemser abordados
para garantir que a distribuição digital seja bem-suce-
dida. Incidindo apenas sobre a eficiência da cadeia de
suprimentos, acaba fornecendo uma solução que não
pode ser implantada.
Tabela 3 |
Composição de custos da distribuição digital
Custos
Valores (US$)
Distribuição
física
Gravadora/
varejo/
consumidor
Gravadora/
varejo/
consumidor
Artista/
consumidor
Total
15-18
100%
100%
100%
100%
Varejo
5-6,5
35%
30%
10%
10%
Propaganda
2-4
30%
20%
15%
5%
Distribuição
1-1,5
7%
0%
0%
0%
Produção
1
5%
0%
0%
0%
Estúdio
1
5%
5%
5%
5%
Direitos
2
12%
12%
12%
12%
Mão de obra
2
12%
12%
12%
0%
Margemda gravadora
0,5
4%
4%
4%
0%
Total
-
100%
83%
58%
32%
Fonte:
Alternativedistributestrategiesfordigitalmusic,G.PremPremkumar,CommunicationsoftheACM–2003
Comcerteza, nãohaverámais
umano como ode 1999, quando
foi registradomais deUS$ 27bilhões
de faturamentonessemercado