maio/junhode2014|
RevistadaESPM
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Em artigo publicado em 2006, na edição 7 da revista
Comunicação, Mídia e Consumo
, da ESPM, Leonardo De
Marchi afirma que novas instalações para gravação têm
sidopromovidaspelodesenvolvimentodas tecnologiasde
informação. Segundo ele, pode-se notar o crescimento da
produçãomusical independente. Isso significa que não só
aumentou a quantidade de música produzida, como tam-
bém as grandes gravadoras já não são os únicos meios de
acessoaomercadodamúsica.
Hoje,omúsiconãodependemaisdeumagravadorapara
divulgar e distribuir a suamúsica, uma vez que pode fazer
isso sozinho coma digitalização damúsica e distribuição
via internet. Por outro lado, a concorrência entremúsicos
semultiplicou, ficandomais difícil para o artista se desta-
car e tornar referência numambiente de baixa barreira de
entrada epromoçãocomoa internet.
O novo comportamento e relacionamento com o con-
sumodamúsicaalterouoequilíbrioexistentena indústria
fonográfica.TalpanoramaéretratadoporAndrewLeyshon
ePeterWebbnoartigo
On the reproductionof themusical eco-
nomy after the internet
, que foi publicado na revista
Media,
Culture
&
Society
,em2005.Deacordocomosautores,aindús-
tria fonográfica registrounosúltimos15anosdoséculo20
um vigoroso crescimento de vendas, atingindo US$ 27,3
bilhões em 1999. Esse faturamento foi baseado na venda
damúsica pormeio demídia física, como os CDs e as fitas
cassete. Um relatório da Recording Industry Association
of America (RIAA) indica que, em 2010, a venda total de
músicanomundo foi deUS$15,9bilhões, oque representa
umaquedadequase42%novalormovimentadopelaindús-
tria fonográfica global. Oestudo aponta ainda queUS$4,6
bilhões do total faturado em2010 vieramda venda digital
demúsica, oequivalentea28,9%dasvendas. Tal desempe-
nhoconsolidounomercadoumanovamodalidadedecon-
sumodamúsica,demandandoumareadaptaçãodasquatro
grandesgravadorasqueatéhojenãoencontraramumnovo
modelodeatuaçãonumsegmentocomquedarelevanteno
faturamento,mas aindabilionário.
Aqueda no volume total de receitas da indústria fono-
gráfica pode ser creditada à disseminação do uso de sis-
temas ou sites que permitem a troca de músicas livre-
mente, semcusto, pormeio da internet, uma plataforma
que permite a circulação de cópias não autorizadas de
músicas. Em 2002 o mundo ultrapassou, pela primeira
vez, a marca de um bilhão de arquivos musicais troca-
dos na internet, número reforçado pela disseminação
Em2010, a venda total demúsicanomundo foi deUS$ 15,9
bilhões, o que representa uma queda de quase 42%no valor
movimentado pela indústria fonográfica global
Indústria musical
participação das gravadoras
no mercado global
Fonte:
Recordedmusicdigitalfallsshort– julhode2007
Digital
Total (físico e digital)
26,5%
25,7%
22,5%
21,2%
16,0%
13,8%
10,5%
12,8%
24,5%
26,5%
Universal
Sony BMG Warner
EMI
Outros
30%
20%
10%
25%
15%
5%
0%
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