Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  129 / 140 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 129 / 140 Next Page
Page Background

maio/junhode2014|

RevistadaESPM

129

Em artigo publicado em 2006, na edição 7 da revista

Comunicação, Mídia e Consumo

, da ESPM, Leonardo De

Marchi afirma que novas instalações para gravação têm

sidopromovidaspelodesenvolvimentodas tecnologiasde

informação. Segundo ele, pode-se notar o crescimento da

produçãomusical independente. Isso significa que não só

aumentou a quantidade de música produzida, como tam-

bém as grandes gravadoras já não são os únicos meios de

acessoaomercadodamúsica.

Hoje,omúsiconãodependemaisdeumagravadorapara

divulgar e distribuir a suamúsica, uma vez que pode fazer

isso sozinho coma digitalização damúsica e distribuição

via internet. Por outro lado, a concorrência entremúsicos

semultiplicou, ficandomais difícil para o artista se desta-

car e tornar referência numambiente de baixa barreira de

entrada epromoçãocomoa internet.

O novo comportamento e relacionamento com o con-

sumodamúsicaalterouoequilíbrioexistentena indústria

fonográfica.TalpanoramaéretratadoporAndrewLeyshon

ePeterWebbnoartigo

On the reproductionof themusical eco-

nomy after the internet

, que foi publicado na revista

Media,

Culture

&

Society

,em2005.Deacordocomosautores,aindús-

tria fonográfica registrounosúltimos15anosdoséculo20

um vigoroso crescimento de vendas, atingindo US$ 27,3

bilhões em 1999. Esse faturamento foi baseado na venda

damúsica pormeio demídia física, como os CDs e as fitas

cassete. Um relatório da Recording Industry Association

of America (RIAA) indica que, em 2010, a venda total de

músicanomundo foi deUS$15,9bilhões, oque representa

umaquedadequase42%novalormovimentadopelaindús-

tria fonográfica global. Oestudo aponta ainda queUS$4,6

bilhões do total faturado em2010 vieramda venda digital

demúsica, oequivalentea28,9%dasvendas. Tal desempe-

nhoconsolidounomercadoumanovamodalidadedecon-

sumodamúsica,demandandoumareadaptaçãodasquatro

grandesgravadorasqueatéhojenãoencontraramumnovo

modelodeatuaçãonumsegmentocomquedarelevanteno

faturamento,mas aindabilionário.

Aqueda no volume total de receitas da indústria fono-

gráfica pode ser creditada à disseminação do uso de sis-

temas ou sites que permitem a troca de músicas livre-

mente, semcusto, pormeio da internet, uma plataforma

que permite a circulação de cópias não autorizadas de

músicas. Em 2002 o mundo ultrapassou, pela primeira

vez, a marca de um bilhão de arquivos musicais troca-

dos na internet, número reforçado pela disseminação

Em2010, a venda total demúsicanomundo foi deUS$ 15,9

bilhões, o que representa uma queda de quase 42%no valor

movimentado pela indústria fonográfica global

Indústria musical

participação das gravadoras

no mercado global

Fonte:

Recordedmusicdigitalfallsshort– julhode2007

Digital

Total (físico e digital)

26,5%

25,7%

22,5%

21,2%

16,0%

13,8%

10,5%

12,8%

24,5%

26,5%

Universal

Sony BMG Warner

EMI

Outros

30%

20%

10%

25%

15%

5%

0%

latinstock